quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Livro da Semana - Ambas as Mãos Sobre o Corpo


Livro da Semana - Ambas as Mãos Sobre o Corpo de Maria Teresa Horta

O livro da semana é dedicado à escritora Maria Teresa Horta, galardoada com o prémio D.Dinis, em cerimónio realizada no Palácio de Mateus, Vila Real.muito recentemente.  
O livro que dispomos na Vilateca, é uma primeira edição de 1970, autografada pela escritora, o que torna o livro um pouco mais especial. Sobre a obra da escritora e poetisa realizados duas breves achegas.

"Duas palavras bastariam para introduzir o leitor na obra de Maria Teresa Horta. São elas corpo e mulher. Mas seria dizer pouco, embora também haja “pouco” no excesso que constitui a sua escrita, no sentido da sábia utilização do mínimo, do pormenor, na desmesura do gesto, frondoso, que leva o poema ao Outro. É seu um corpo erotizado, pele sobre a pele, onde a própria nudez se diz tecido, cintilância, seda-sede, dobra irreverente, que não aceita a passividade das lisuras no uso de uma voz feminina, de uma “mulher doente de afagos.” É seu um corpo alucinatório, rondando por vezes a litania, na imposição de uma experiência orgânica, lunar na ficção, solar na poesia."

"Escrever é (...), um acto do corpo, sendo a escrita simultaneamente fundação do mundo, “cristal do tempo”, para Maria Teresa Horta, autora que jamais poderá ser arredada da criação, com Maria Isabel Barreno e Maria Velho da Costa, desse livro claramente feminista (ao contrário da restante obra da escritora de Ema): as Novas Cartas Portuguesas, publicadas debaixo de fogo, em 1971. A obra teve um destino previsível: imediatamente retirada de circulação, levou as três Marias a tribunal onde foram condenadas por atentado ao pudor e pornografia. Mas não só uma leitura político-social deverá acompanhar este texto a três vozes que denuncia a opressão da mulher no domínio privado e público, estamos perante um documento literário único e inovador, até pelo seu carácter híbrido e fragmentário, no qual coabitam vários registos: epistolar, poema em verso ou prosa, diálogo, etc.
E ainda o corpo no corpo da ficção de Maria Teresa Horta. Entre outros romances, novelas, contos, destacam-se Ambas as Mãos sobre o Corpo, dominado por um intimismo lânguido, onírico, pelo prazer sensual do texto."

O livro encontra-se disponível na Vilateca Livraria Galeria.

Título:Ambas as Mãos Sobre o Corpo
Texto: Maria Teresa Horta
Tamanho: Livro de Bolso
Edição Número: 7009/1539
Páginas:124
Editora: Europa-América
PVP: 12.50 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário