segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Livro da Semana - Ana Karenina

Livro da Semana - Ana Karenina


Esta semana apresentamos Ana Karenina, de Leão Tolstoi. O romance grandioso no tamanho e na história, está prestes a ser diluído nos cinemas um pouco por todo o lado. Mas fica sempre a questão em todos, o que é melhor, o filme ou o livro? Aqui não fazemos julgamentos precipitados, é preciso ver a coisa de vários ângulos. Nem sempre é fácil escolher. Quando uns escolhem a matéria, outros preferem a leveza. Na dúvida levamos os dois. O que há que saber de mais importante sobre o livro?  Se querem que seja pragmático, quanto a valores, o livro na Vilateca custa 12.50 euros, enquanto que um livro novo, comprada noutra livraria ou na internet, custará até perto de 20 euros. Depois, a leitura, depende da vontade. Com o frio na rua, e uns dias de férias, será um bom passatempo. Para terminar, uma última informação, o livro foi traduzido por José Saramago. 


Sinopse:


O magnífico romance do grande escritor Leon Tolstoi tem por cenário a Rússia dos czares onde a mulher é inserida numa sociedade hipócrita, decadente e dominada por grandes senhores de terras.

Até conhecer o homem que mudaria radicalmente o seu modo de agir, Ana Karenina partilha com o marido uma família aparentemente sólida, e nem sequer desconfia que a vida não se resume apenas às obrigações impostas pelo marido que a exibe nos salões como objecto precioso.

Tudo acontece quando se desloca i a Moscovo com o intuito de tentar salvar o casamento de seu irmão. Consegue, entretanto apaixona-se por um aristocrata militar, por ele abandona o marido e o filho pequeno. Dominada pela intensa paixão esquece as obrigações e viaja com o seu amante para o exterior; o remorso, a saudade do filho devagar destroem a felicidade que ela imaginava encontrar. Devagar a paixão vai se diluindo, Ana percebe que é impossível voltar atrás, entra em desespero, deixa o causador de sua desgraça e atira-se para debaixo de um trem.

O livro prossegue com outro personagem, um jovem proprietário de terras rurais que se debate entre conflitos de classe com os lavradores e problemas existenciais, que passam a segundo plano quando ele se apaixona por uma jovem simpática e cheia de vida, que se torna a sua esposa. Apesar de haver encontrado a felicidade ao lado de sua querida Kitty, Lievin mergulha de novo nos problemas existenciais, até conhecer um velho mujique que ensina-o a procurar confiança e Fé em Deus para cuidar da saúde de sua amada esposa. Lievin descobre as respostas para os seus questionamentos, torna-se confiante e vai para os braços de Kitty que espera um filho seu.

Título: Ana Karenina (2004)
Texto: Leão Tolstoi
Tamanho: 22x15
ISBN: 84 9789 634 3
Páginas: 704
Editora: Mediasat Group SA
Preço: 12.50 euros
Recomendado para maiores de 16 anos (grau de dificuldade)



Nenhum comentário:

Postar um comentário