segunda-feira, 30 de abril de 2012

Livro da Semana - Coração de Mãe

 Livro da Semana - Coração de Mãe.

Com a aproximação do Dia da Mãe, a 6 de Maio, a Vilateca lança uma proposta para Mães, Filhas e Filhos. A proposta é descobrir como é o coração de uma mãe. Pois, como é que será? Se calhar cada mãe tem um coração diferente!  Para saber mais ao vivo e cores podem aparecer na Vilateca, ou então ler esta pequena crítica.

Os cardiologistas e outros cientistas fizeram por estes dias uma descoberta que veio espantar o mundo. Ao observarem, ao detalhe, um coração de mãe descobriram que este órgão não é apenas um músculo que bate sem parar... mas sim um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas.
Mas como?
Os cientistas descobriram que o coração de mãe está ligado a cada coração de filho por um fio fininho, quase invisível. E é por causa desse fio que tudo o que acontece aos filhos, faz acontecer alguma coisa no coração de mãe. Querem ver?

“Quando os filhos dão gargalhadas,
o coração de mãe até canta.
Quando um filho está triste,
o coração de mãe parte-se em mil bocadinhos.
Quando um filho fica doente,
o coração de mãe fica às pintinhas (e muito mais pequenino…).
Mas o coração de mãe volta a crescer
quando um filho se sente finalmente melhor!”

Crítica literária na Revista Ler

O grande mérito deste livro está na sua capacidade de evocação simbólica, no saber dizer sem o anunciar, trocando o excesso de sentimento pelas entrelinhas da linguagem. Texto e ilustração brincam na página e completam-se sem sobreposição de virtuosismos, interpretando toda a plasticidade metafórica do objeto em causa. Também por causa de livros assim “as mães são cada vez mais belas”, como no poema de Herberto Hélder.Carla Maia de Almeida, revista LER, setembro de 2008

Info:
Título: Coração de Mãe
Texto: Isabel Milhós Martins
Ilustração: Benardo Carvalho
Tamanho:195x220 mm
ISBN:9789898145048
Páginas: 32 páginas
Editora: Planeta Tangerina
Preço:11.90 euros

sábado, 28 de abril de 2012

"O Poeta" foi vendido.


A Vilateca, também vende pintura, desenho e ilustração, ontem foi vendida esta obra, "O Poeta" uma pintura neo expressionista, óleo e pastel de óleo sobre papel. Aqueles que quiserem consultar as nossas obras, apenas tem de visitar a loja. Os preços não tem nada a haver com as galerias convencionais, e mesmo em relação a outros espaços que vendam arte em Vila Real. Mas o melhor, é guardado para o fim, é uma obra original, única, e é muito "ela própia".

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Exposição Citações


Paulo Seara - A lei da gravidade não afecta o fumo (Alberto Pimenta) 
40x30 acrílico sobre tela

Inauguramos amanhã a exposição Citações, que marcar o início da época de exposições de 2012 na Vilateca. A entrada é livre.

A partir de Maio iremos apresentar consecutivamente uma série de artistas, que serão anunciados assim que formos realizando exposições. Para além da exposição será apresentada ao público a máquina de café que estará ao serviço dos visitantes e leitores da Vilateca. 






Sinopse:


De cada vez que observamos um símbolo, de algo, alguém ou alguma coisa, fazemos associações. E todos os observadores, mais ou menos entre o leigo e o visionário, na diálise entre objeto e o seu significado comungam do mesmo sentido. Por trás estão valores morais e normativos; regras e padrões da “civilização”. Ora bem, na arte não é bem assim, não por causa das cores, das intensidades, das densidades, das matérias, dos modelos, das inspirações; ah as inspirações, quantas vezes um poeta muito inspirado não realiza erros gramaticais de palmatória, e mesmo assim a poesia feita a martelo convence mais do que os poemas desconjuntados de Álvaro de Campos. A composição, nas artes plásticas, é um ponto de viragem, não é como uma paisagem pura, rígida e convincente.

O modo como se constrói a composição sofreu um grande impulso com o surrealismo, e mais tarde entre os anos 40 e 50, já durante o ocaso do surrealismo. Mas o que tem haver o surrealismo com a composição? Acusaram o surrealismo de promover literatura com cores. De ser literatura. A exposição que se apresenta, não tem nada em comum com o surrealismo, mas procura a partir dessa suposta transgressão construir pintura com a literatura. As citações apresentadas pertencem a vários tempos, vários autores da antiguidade clássica aos dias de hoje. O desafio é compreender a citação, à posteriori, mas primeiro reter a pintura.



Vistem e divulguem mas não fiquem indiferentes!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro 23 de Abril


Não sabemos ao certo qual será a próxima teoria que vai anunciar ao mundo que o livro está morto. 
A indiferença é que mata, a massificação, a especulação também. Se quiser estar bem de saúde, não lhe vou pedir para comer uma maça, num espaço dedicado aos livros, e cientes da importância da leitura para crianças e jovens; sigam o conselho do nosso único Prémio Nobel José Saramago "Ler faz bem à Saúde".

Livro da Semana -História do Sábio Fechado na Sua Biblioteca


"Era uma vez um velho Sábio que tinha lido todos os livros e sabia tudo. Nada do que existia, e mesmo do que não existia, tinha para si segredos. Sabia quantas estrelas há no céu e quantos dias tem o mundo. Conversava com os animais e com as plantas e conhecia o passado, o presente e o futuro. Até sabia que um dia, hoje, a esta hora… (Para o público, interrompendo a narração: ) Quantas horas são?"

A proposta desta semana, leva-nos ao encontro de um sábio, mas toda a sabedoria não foi maior do que capacidade de conhecer e praticar ações humanas como sonhar, amar, a compaixão, a solidariedade.
Escrito por Manuel António Pina, e ilustrado por Ilda David, é um belo livro, escrito para ser representado, sobre a superação das dificuldade que não se resolvem indo simplesmente à estante! Disponível na Vilateca para venda.

Título: História do Sábio fechado na sua biblioteca
Texto: Manuel António Pina
Ilustração: Ilda David
Tamanho: 17,5x14,5
ISBN: 978-972-37-1401-2
Páginas: 63
Editora: Assírio e Alvim
Preço:12.50

terça-feira, 17 de abril de 2012

Livro da Semana - Contos do Mundo

Apresentamos "Contos do Mundo", da Editora Kalandraka. Esta semana apresentamos um livro com 10 histórias de diferentes pontos do globo. À frente desta coleção de contos, está Tim Bowley, este desde à anos percorre as cidades e as aldeias de Espanha e Portugal, tendo criado um reportório que ficou gravado na memória de muita gente, miúda e graúda. Terá passado por Vila Real?

Contos maravilhosos, contos do mundo que nos oferecem sabedoria.

Título: Contos do Mundo
Texto: Tim Bowley
Ilustração: óscar Villán
Tamanho: 24,5x 15,5
ISBN: 978-9898205-41-4
Preço:13.00

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Centro de Investigação Manuel Medeiros

Fundador do Encontro Livreiro, Manuel Medeiros, dá nome a Centro de Investigação do Livro e da Literatura. Aproveitamos para divulgar, e homenagear o homem por trás de uma das mais antigas livraria dos país. 



A Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI) criou recentemente o Centro de Investigação Manuel Medeiros, integrado nas suas actividades extracurriculares. Amanhã, pelas 15h00, o auditório da Biblioteca Municipal de Setúbal recebe a comunicação inaugural deste Centro, feita pelo patrono, Manuel de Medeiros, sobre “Temáticas setubalenses e conquistas da cidadania activa”.

Sendo Manuel de Medeiros o livreiro da Culsete, fundador do Encontro Livreiro e homem profundamente dedicado à questão do livro, não me espantaria que intervenções futuras andassem por temáticas mais livrescas.

Informação retirada do blogue Cadeirão Voltaire.
http://cadeiraovoltaire.wordpress.com/2012/04/12/centro-de-investigacao-manuel-medeiros/

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Livro da Semana - A Casa Grande

"Em "A Casa Grande", João Manuel Ribeiro apresenta-nos um Manifesto de Cidadania. 

Aborda temas plurissignificativos como as diferentes línguas, latitudes, culturas, cores e crenças religiosas. 
O escritor apela aos pequenos leitores e «(ainda) […] meninos de verdade» à prática e partilha de sentimentos como o amor, a verdade e o perdão. Convida-os a participar neste desafio que é o combate pela conquista de uma linguagem universal, nova e comum a todos aqueles que respeitam a diferença. A Casa Grande é um álbum metafórico onde se pode aprender a ser um maiúsculo cidadão que sonha sem medo de envelhecer e vive com intensidade. 

As ilustrações de Ricardo Rodrigues, de uma forma particularmente feliz, recriam os momentos-chave do texto, assim como contemplam aspectos que a componente verbal não inclui, enriquecendo-a. Para o conseguir, o ilustrador socorre-se de uma linguagem plástica com recurso constante às cores fortes e contrastantes, à colagem (ainda que subtil) para a simulação de padrões de vestuário, em associação com os diferentes pontos de vista que se podem ler em cada página assim como na sua leitura sequencial. O resultado é um livro de fruição fluida, rico de informação cromática e formal diversificada, ao mesmo tempo organizado de modo expressivo, variado e equilibrado, aspecto para o qual o design e as opções gráficas da publicação em muito contribuíram.  
Gabriela Sotto Mayor"

Esta é a sugestão da Vilateca para esta semana, fazemos referência à democracia e à cidadania, e esperemos que o livro seja um dos eleitos para construir nos jovens mais atentos ao meio em que vivem.


Título: A Casa Grande
Texto: João Manuel Ribeiro
Ilustração: Ricardo Rodrigues
Tamanho: 22.5 x21.5 cm 
ISBN: 978989213161
Preço:12.50


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Oficina PAUlina

Oficina PAUlina

Sessão de 3 de Abril

Foi uma enorme surpresa receber os primeiros participantes das nossas oficinas. Estiveram presentes 15 participantes, acompanhados pelos monitores. O exercício de criação dos fantoches, decoreu das 15.00 às 17.00 horas, reciclando materiais, construíndo, personagens do assombro. A Vilateca e a FADA, ficaram muito contentes de receber-vos a todos. Esperem que vai haver mais atividades!
Deixamos algumas fotografias da primeira sessão da Oficina PAUlina.
Temos inscrições abertas para a as Oficinas Vilateca de Abril e Junho, informem-se. 



segunda-feira, 2 de abril de 2012

Livro da Semana - Pequeno Azul e Pequeno Amarelo (1959)

Livro da Semana  - Pequeno Azul e Pequeno Amarelo (1959)

Para esta semana apresentamos um clássico da literatura infantil:Pequeno Azul e Pequeno Amarelo, escrito por Leo Lionni, com tradução para português de Isabelle Buratti e Miguel Mouro. Espero que gostem desta grande alegoria colorida.

...Um dia a Mamá Azul disse-lhe:
“Tenho que sair. Espera por mim em casa”.
Mas o Pequeno Azul foi procurar o Pequeno Amarelo na casa da frente. A casa estava vacia. Onde estará o Pequeno Amarelo? Procurou-o por aqui, por todos os lados...
até que, de repende, ao virar a esquina duma rua... encontrou o Pequeno Amarelo!
Muito contentes, deram un abraço...

48 pág.
22 x 22 cm
ISBN 978-972-8781-53-8
Preço: 12,50 Euros







Visitas Culturais

 SE LEU AS OBRAS CONHEÇA AGORA OS LUGARES

Apresentamos hoje uma nova proposta cultural, em parceria com a Targa-Mundos, Coisas e Loisas do Douro, divulgamos o cartaz da Visitas Culturais no Douro. São 5 pacotes de viagens a preços acessívies, 7 e 8 euros disponíveis por marcação aos domingos das 9.00 às 11.00 horas.
Levaremos os nossos visitantes às memórias da obra, das gentes e do património dos escritores Camilo Castelo Branco e de Miguel Torga, e realizaremos uma viagem no tempo, desde a fundação de Vila Real, até aos fatos mais recentes de Vila Real.
Os pacotes comtemplam as seguintes temáticas:

1_ Vila Real, Nas Ruas da Memória (2h)
2_ Camilo Castelo Branco (Vila Real - 2 h)
3_ Camilo Castelo Branco (Vilarinho de Samardã - 2h)
4_ Miguel Torga (S.Martinho de Anta - 2h)
5_ Miguel Torga (Contos da Montanha 2h)

As inscrições podem ser realizadas através dos contatos da Vilateca ou da Traga-Mundos.
Grupos a partir de 5 pessoas, e no máximo 15 pessoas; transportes e deslocações não incluídos.

Contatos
Vilateca: 
infovilateca@gmail.com 967686481
traga.mundos1@gmail.com 259103113