quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mercadinho da Vila 1 e 2 de Setembro de 2012



Mercadinho da Vila
1 e 2 de Setembro de 2012
Jardim da Carreira

No próximo fim de semana, a Vilateca participará no evento Mercadinho da Vila ao Jardim da Carreira. Ideia nascida de duas amigas desempregadas, Maria João Ribeiro e Sofia Carvalho, rapidamente interessou dezenas de vilarealenses que procuram um espaço para libertar o excesso de objectos usados, mas a visão alargou, e esta feira vai englobar outras ofertas. 

O evento inicia-se às 10.30 de sábado e termina à 1.30 horas da manhã, retoma no domingo. 
Nós vamos. A Vilateca espera por vocês! Lá estaremos com livros novos e usados, roupa usada, e artesanato de autor, entre outros. Aproveite a ocasião. E ainda iremos fazer um inquérito. Não sabemos se esta iniciativa se repetirá no futuro, mas seria errado dizer que Vila Real deve ficar à margem dos movimentos do nosso tempo, isto lembara-me um pouco o Mercado Porto Belo. Até mesmo no comércio alternativo temos mais de 5 anos de atraso. Mais do que espana ventos, é preciso encontrar novas narrativas que dêm o exemplo, no princípio longe da lógica do lucro imediato. Vamos ver como isto corre.

Só um menção importante, todas os segundos sábados de cada mês decorre há muitos anos a Feira de Velharia e Antiguidades, mais variada do que se pensa, está infelizmente moribunda porque o martelo e a bigorna de qualquer acção cultural é a divulgação, o que não existe. Porque é que refiro isto? Ora bem, o Mercadinho da Vila é organizado com o apoio da Câmara Municipal, que também tutela a Feira de Velharias e Antiguidades, porém como consto é uma tutela inconsciente do valor da feira, que tem entrada livre sublinhe-se. 

É mais um dos ícons de uma forma de governar ao sabor da maré, muito dispendiosa, e que guetiza em vez de envolver. É preciso assumir responsabilidades, e não descartar parcerias, as tradições, que iluminam a lapela ou "novas ideias". Como disse, vamos ver como isto corre, se irá sobreviver. Da parte da Vilateca, e em relação à Feira de Antiguidades e Velharias em breve lá estaremos para a animar.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Livro da Semana - Olhos Verdes


 Livro da Semana - Olhos Verdes, Luísa Costa Gomes

Sinopse
Olhos Verdes trata da aparência e do acaso. Os seus personagens fazem parte do mundo das aparências: trabalham em profissões ou têm inclinações eu implicam uma evasão da realidade: Paulo Levi é modelo de roupa interior; Eva Simeão é viciada em TV; o seu ex-marido, Paulo Mateus, deslumbrou-se com a América, que é “outro mundo”; João Baptista Daniel é director de marquetingue; Beatriz, sua mulher, é revisora gráfica; as irmãs Fonseca, Maria do Céu e Maria das Dores, oscilam entre o esteticismo e o esoterismo; Ísis, amiga de Eva, dedica-se ao disaine; Lourenço é fotógrafo; Anadir é a rainha dos jingles publicitários… Com todos eles, Luísa Costa Gomes pinta um nervoso retrato dos seres da sociedade contemporânea, que se entrecruzam casualmente e se evadem da realidade. Um longo capítulo dedicado a George Berkeley, o filósofo britânico que tentou demonstrar que a realidade material só existe na percepção que temos dela, tenta enquadrar a narrativa numa moldura teórica. Luísa Costa Gomes criou um romance dinâmico, interessante e cheio de humor. 
Sobre a autora:

Luísa Costa Gomes nasceu em Lisboa, em 1954, licenciou-se em Filosofia e foi professora no ensino secundário. Iniciou-se como escritora com a publicação de 13 Contos de Sobressalto, em 1982, e daí em diante continuou a publicar contos, romances e teatro. É também cronista e tradutora, bem como responsável pela edição da revista Ficções, dedicada à divulgação do conto, quer de autores estrangeiros, como de portugueses. O seu nome encontra-se também muitas vezes relacionado com tomadas de posição pública na defesa dos princípios básicos da democracia. As suas obras mereceram prémios como o Eça de Queirós, Dom Dinis, Da Máxima e da Associação Portuguesa de Escritores. Entre os seus romances, livros de contos e obras de teatro contam-se: Treze Contos de Sobressalto (1981), Arheim e Desirée (1983), O Gémeo Diferente (1984), O Pequeno Mundo (1988), Vida de Ramón (1991), Nunca Nada de Ninguém (1991), Ubardo, Minha Austrália (1993), Clamor (1994), Olhos Verdes (1994), Educação para a Tristeza (1998), Contos Outra Vez, e A Pirata (2006). 

Ficha Técnica
Título: Olhos Verdes 
Texto: Luísa Costa Gomes
Tamanho: Livro de bolso
ISBN:84 960750709
Páginas: 191
Editora: Colecção Mil Folhas O Público (Usado)
PVP: 3.50 euros

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projecto Mariposa


Projecto Mariposa - Em Vila Real

Desde o início de Agosto temos na Vilateca Livraria Galeria uma bicicleta em exposição. Não é uma bicicleta qualquer. Está certo que dá um ar descontraído à loja. Trendy. No entanto recordo que os velocípedes são um meio de locomoção limpo, económico, de fácil manutenção e um aglutinante de bizarras histórias, pois é do nosso corpo e da nossa mente que sai a força anímica e física que fazem move-lo. 

A imagem nesta publicação pertence a uma das bicicletas que foi restaurada pelo Projeto Mariposa, Associação Ecoriders, associação sem fins lucrativos sediada no Porto. Esta associação movimenta dezenas de pessoas no Porto e arredores que são amantes da bicicleta, espero com esta parceria mobilizar os mais sensibilizados para esta "problemática" em Vila Real, e os incautos que advogam que é impossível biciclar em Vila Real. 

Há um problema dizem, com os desníveis.... Não conhecem a realidade do Porto, e os quebra-costas da Ribeira até ao Marquês, só para dar um exemplo. No âmbito desta parceira pretendemos vender bicicletas vintage restauradas, e possibilitar o restauro de velhas pasteleiras, ou outro modelo de bicicleta. Venha conhecer a pasteleira em exposição, um modelo dos anos 70 do século XX, para venda na Vilateca, por 253 euros. 

Se quiser mandar restaurar a sua bicicleta entre em contato com a Vilateca. Não custa nada relembrar... que vai poupar dinheiro.

Mais informações em  http://eco-riders.blogspot.pt/ 




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Livro da Semana - Porque é que os animais não conduzem


Livro da Semana - Porque é que os animais não conduzem

Esta semana voltamos a apresentar um novo livro infanto juvenil. Entre uma história que entretém e a lição didática o jovem leitor vai aprender quais são a regras de trânsito. Tudo começa quando um menino observa o seu gato a brincar com um carrinho de linhas, e questiona-se, porquê que os animais não conduzem? Segue-se uma desfilada de animais, que por algum motivo não podem conduzir. Não terão carta !?... São animais mas parecem pessoas muito concretas. A história ganha assim uma dimensão que a coloca ao nível das fábulas de Esopo e de La Fontaine.
No final da história, 26 conselhos elucidam os mais distraídos para os disparates provocados por uma má condução. Um livro para crianças responsáveis, demonstrando aos adultos como é importante observar as regras e os sinais de trânsito. "Sem regras nem sinais as estradas são uma selva e os perigos muitos mais. Boa viagem... em segurança". Um livro indicado para o que resta das férias.

Disponível na Vilateca.

Ficha Técnica
Título: Porque é que os animaos não conduzem
Texto: Pedro Seromenho
Tamanho: 22,5 x 23
ISBN: 978-989-96791-2-2
Páginas: 29 páginas
Editora: Paleta de Letras
PVP: 9.30 euros

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Livro da Semana - O Médico e o Monstro


Livro da Semana - O Médico e o Monstro

"O médico e o monstro" foi, no seu tempo, considerado um excelente livro de horror e suspense, que marcaria profundamente seus leitores. Uma narrativa rápida, sobre uma experiência científica que corre mal, escrito em pleno positivismo, o livro toma assim parte na crítica a esta escola de pensamento que alia o progresso material ao social. Hoje podemos adaptar a história às experiências com a genética. O história gira em torno do conceituado médico, Dr. Jekyll, que se vem comportando de maneira estranha, chamando atenção de seus empregados e amigos. Cada vez mais isolado no seu laboratório, Jekyll começa a preocupar Mr. Utterson, advogado e amigo do médico, principalmente quando fica na posse do seu intrigante testamento. Enquanto isso, na cidade, um sujeito curioso e de atitudes bizarras aparece causando danos e aterroriza pessoas com suas atitudes bruscas e abrutalhadas. Mr. Utterson suspeita do envolvimento de seu amigo com o estranho forasteiro, e não concorda com tamanha benevolência com que Dr. Jekyll vem tratando esse intrigante rapaz, chamado de Mr. Hide. O caso fica ainda mais complicada com a morte de Sir Davens, um ilustre membro do parlamento londrino. As suspeitas recaem sobre Mr. Hide, que é visto entrando diversas vezes no domicílio de Jekyll, e inclusive carrega um cheque em nome do médico. Achando o caso deveras intrigante, e temendo pela vida de ser amigo, Mr. Utterson decide tirar a limpo essa história e vai até a residencia do doutor, em busca de explicações. No surpreendente final, Dr. Jekyll revela ao amigo que na realidade ele e Mr. Hide eram um só, terrível resultado de uma experiência realizada em seus laboratórios. Ao tomar a fórmula ele próprio, Dr. Jekyll se dissociou em dois: um de personalidade amável (o próprio médico) e outro de personalidade essencialmente má (Mr. Hide). Cada vez mais fraco, Jekyll não consegue lutar contra o jovem e audaz Hide e teme por sua própria morte. O livro mantém uma atmosfera assustadora durante todo o enredo, tornando-se assim um clássico do mistério. Escrito no final do século XIX por Robert Louis Stevenson, numa época em que a literatura dá largas passadas nos campos do fantástico, do mistério, adaptando-se a um número crescente de leitores, constituíndo com best sellers deste género um tipo novo de livros para as massas alfabetizada da época vitoriana, esta pequena história serviu mais tarde de modelo para filmes, e outros livros que exploraram no futuro a temática da dupla personalidade num espírito genial, e as questões de ética na ciência. Stevenson escreveu ainda o clássico a Ilha do Tesouro, livro pelo qual é mundialmente conhecido.

Disponível na Vilateca na secção de livros usados.

Ficha Técnica
Título: O Médico e o Monstro
Texto: Robert Louis Stevenson
Tamanho: livro de bolso
ISBN:
Páginas: 
Editora: Europa-América (Usado)
PVP: 2.75 eruos

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Feiras de Agosto - Vilateca Livraria Galeria


Feiras de Agosto – Vilateca Livraria Galeria

A Vilateca Livraria Galeria vai realizar na próxima semana nos dias 11, 12 e 13 de Agosto uma Feira do Livro Infanto-Juvenil no Naturwater Park, em Andrães, e nos dias 14 e 15 de Agosto, uma Feira de Livros Novos e Usados, com ênfase para os livros infanto-juvenis; artesanato, e uma simples selecção de vinhos, na Casa Museu Maurício Penha em Sanfins do Douro - Alijó. Esta iniciativa insere-se no âmbito das exposições e actividades ao longo do mês de Agosto realizadas por esta entidade.  Devido a alterações na programação, à última hora fomos seleccionados para participar nos dias 11 e 12 de Agosto na venda de artesanato. Assim estaremos em simultâneo na Casa Museu Maurício Penha e no Douro Summer Fest, no Naturwater Park, em Andrães. Na segunda-feira terminaremos a Feira de Livros Infanto-Juvenil da Vilateca Livraria Galeria no Naturwater Park, e rumaremos à Casa Museu Maurício Penha terminando o périplo das Feiras de Agosto. Mas ainda pode haver mais...

Sobre o Naturwater Park

  
O NATURWATERPARK - Parque de Diversões do Douro abriu portas no Verão de 2011 e está situado na Quinta do Barroco, Póvoa/Andrães, a 12 minutos da cidade de Vila Real. É o primeiro parque totalmente ecológico do país e inclui Parque de Campismo 4*, Parque Aquático para adultos e crianças, Quinta Pedagógica, Mini-golfe, Campo de Jogos, Parque Aventura, Restaurante, Bar, Salão de Jogos, Minimercado e Lavandaria.

O projecto é pioneiro na utilização dos sistemas ecológicos e sustentáveis, usando energia fotovoltaica para aquecimento de água e para a geração de energia, reciclagem de 100% da água utilizada no complexo e utilização de materiais de construção naturais e biodegradáveis.

Contatos
Naturwater Park
Quinta do Barroco
5000-037 Andrães – Vila Real
Tlf 259 309 120 Fax 259 371 119

Sobre a Casa Museu Maurício Penha

  
A Fundação Casa-Museu Maurício Penha é uma instituição de utilidade pública fundada em 1989. Tem como principal móbil a dinamização cultural e de divulgação do acervo artístico do seu Fundador – o escultor Maurício Meireles Penha – promovendo exposições, bem como a promoção de artistas em início de carreira. A Fundação Casa-Museu Maurício Penha tem realizado ao longo de décadas diversas exposições de pintura, fotografia e de escultura. Dinamiza a vida cultural local e regional com uma programação anual de eventos e boas práticas cívicas e culturais.

A Fundação Casa-Museu reúne o principal acervo artístico de Maurício Penha, desde escultura a pintura, e fotografia, está situada na Rua Fonte de Baixo, inserida na malha medieval de Sanfins do Douro. O edifício restaurado, readaptado de uma casa setecentista, datada de 1732 pertencente aos Penhas, família de origem galega, recebe o espólio artístico do escultor. Todo o projeto de restauro foi realizado pelo arquitecto Celestino de Castro. Atualmente encontra-se patente até ao dia 31 de Agosto a exposição de Pintura e Gravura de Ana Isabel de Freitas.

Em anexo poderá observar um vídeo relativo à Casa Museu, deixe-se levar até Sanfins do Douro. http://www.youtube.com/watch?v=PSzkpJQbDS0 

Contatos
Horário da Casa-Museu Maurício Penha: de Terça a Domingo das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30 (encerrada às segundas-feiras)
Rua Fonte da Baixo, 5 | 5070 Sanfins do Douro
Tel./Fax 259 686 133

domingo, 5 de agosto de 2012

Livro da Semana - O Leão Kandinga


 Livro da Semana - O Leão Kandinga

"Era uma vez, há muitos, muitos anos, um leão chamado Kandinga. Era o leão mais forte mas
também o mais malvado. Era tão mau que não hesitava em devorar os seus amigos para matar a fome. Por isso acabou sozinho. Os amigos, a mulher e os filhos abandonaram-no.
A história de Kandinga encerra a sabedoria dos povos africanos, a sua milenar tradição oral e a riqueza da sua cultura. Uma narrativa que convida a uma viagem imaginária até à mais recôndita selva e dá a conhecer os seus habitantes: crocodilos, elefantes… E, exercendo a sua hegemonia sobre todos eles, o leão.
O protagonista desta fábula é um rei destronado – velho, doente e abandonado – por culpa da sua crueldade. O egoísmo e a avareza são maus companheiros de viagem, não só para os animais selvagens, como também para as pessoas...

Boniface Ofogo - o contista -  propõe uma reflexão sobre os comportamentos humanos e põe a experiência da sua aldeia ao serviço dos leitores para que aprendam esta moral: “Se tens muito, é bom partilhar com os que não têm nada”.
Elisa Arguilé acompanha o texto com umas ilustrações de estilo primitivo que se destacam pela sua força
expressiva e pelos contrastes de cor.

“O leão Kandinga” faz parte da inesgotável tradição oral dos Bantu, uma tribo que povoa as planícies e as
selvas africanas desde o centro dos Camarões até à África do Sul. A maioria são lendas que recriam a estreita relação do ser humano com o meio natural."

"BONIFACE OFOGO (Omassa, Camarões)
Nasceu e cresceu numa aldeia do interior dos Camarões. Chegou a Espanha em 1988 para estudar Filologia
Hispânica e em 1992 começou a trabalhar como contador. Foi Mediador Intercultural no Ayuntamiento de Madrid, mas desde 2005 que se dedica em exclusivo a percorrer escolas, bibliotecas e centros culturais contando histórias de valor didáctico e cultural. É especialista em fábulas, lendas, mitos e tradições da África negra. Actuou na Maratona de Contos de Guadalajara, no Fórum das Culturas de Barcelona em 2004, e nos Festivais de Oralidade de Jaca e Elche. Também visitou a França, o
Brasil, a Costa Rica, a Colômbia e a Argentina.

ELISA ARGUILÉ (Saragoça, 1972)

Estudou Gravura na Faculdade de Belas Artes de Madrid e as suas primeiras ilustrações foram para editoras e agências de comunicacção. Em 1999, depois de ter trabalhado como escultora, muralista e ilustradora para uma companhia de títeres, desembocou na literatura infantil. Desde então ilustrou inúmeros álbuns para crianças. Entre outros galardões, recebeu o Prémio Daniel Gil de Design Editorial 2006, o Prémio Nacional de Ilustração 2007 e o Prémio Cidade de Alicante de Álbum Ilustrado 2002."

Disponível na Vilateca.

Ficha Técnica
Título: O Leão Kandinga
Texto: Boniface Ofogo
Tamanho:26.5x21 cm
ISBN: 978-989-8205-10-0
Páginas: 40 páginas
Editora: Kalandraka
PVP: 13 euros