sábado, 19 de janeiro de 2013

Livro da Semana - Gatos e mais gatos

Livro da Semana - Gatos e mais gatos



Sobre a Autora:

Doris Lessing nasceu em 1919 no Irão, filha de pais ingleses, e viveu vários anos no actual Zimbabué antes de se mudar para Inglaterra em 1949. O seu primeiro romance foi publicado em 1950 e alcançou grande sucesso na Europa e nos EUA. Desde então já publicou mais de 50 livros, entre romances, contos, poesia, teatro e não ficção, tendo-se tornado uma das escritoras contemporâneas mais aclamadas. Ao longo da sua carreira foi distinguida com diversos prémios, incluindo o prémio Príncipe das Astúrias e o David Cohen British Literature Prize em 2001. Em 2007 a Academia Sueca atribuiu-lhe o Prémio Nobel da Literatura.

Sinopse:
“Doris Lessing descreve com grande mestria as relações de domínio, dependência e subserviência que se estabelecem entre Gata Cinzenta e Gata Preta, a primeira sempre tratada com maior desvelo e complacência advenientes da culpa (de novo esse sentimento tenebroso assola a Autora, de jeito autobiográfico?) em ter-lhe sido usurpada a maternidade. Nos comportamentos das gatas, nas pequenas diatribes e nas mais clamorosas injustiças, revemos as relações humanas, a certeza de que a maior parte da interacção entre os homens se baseia em equilíbrios de poder. É essa a verdade nua e crua que a Autora nos oferece, assim como a sua preferência pelos animais. De facto, poucas vezes Doris se refere às pessoas, o que nos faz pensar que, apesar da crueldade de algumas atitudes das gatas, tal é preferível a enfrentar, reflectido nos outros, o género de que somos constituídos (medo, fuga de Lessing?).
A cerca de metade da narrativa, nota-se alguma perda de força, como se os gatos tivessem decidido esparramar-se num telhado aberto a um dia solarengo, exigindo do leitor um sacrifício acrescido que, no final, acaba por compensar.#


Título: Gatos e mais gatos (1999)
Texto: Doris Lessing
Tamanho: 20,5x13
ISBN: 972 8423 44 6 (tiragem de 1500 exemplares)
Páginas: 165 páginas
Editora: Cotovia
Preço: 5 euros
Recomendado para maiores de 12 anos (grau de dificuldade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário