sábado, 26 de janeiro de 2013

Livro da Semana - Jóias Indiscretas


As Jóias Indiscretas – Diderot (5 euros)


Sobre o Autor:
Nascido em Langres (França) em 1713, Denis Dedirot é um dos nomes que mais profundamente marcaram o século em que viveu. Voltaire chamou-lhe “pantófilo” (amigo de todas as coisas), sublinhado assim a sua versatilidade. Imortalizou-o a colaboração com na Enciclopédia. Diderot deixou uma obra considerável. Foi um inconformista, que assumiu quase sempre posições contrastantes com a ideologia dominante no seu tempo. O livro da semana, é um desses casos, um romance licencioso, lido ainda hoje, referência para outros escritores e que coloca romance do mesmo género actual uns pontos mais abaixo.

Sinopse:
Diderot, conhecido, como vimos pela enciclopédia, teve um problema quando era jovem: a amante exigira 50 luíses de ouro para não abandoná-lo. A solução que ele encontrou foi escrever, às pressas, um romance libertino, como era moda na França de seus dias, na segunda metade do século XVIII. Em quinze dias ele concluiu o trabalho, escreveu um romance de acordo com o gosto dos leitores. Levou-o a um editor, que lhe deu as moedas: 50 luíses. “Então as atirei na saia da minha amada”, lembraria Diderot.
A inspiração para esta obra veio de O Sofá, de Crebillon. Em vez de um sofá que observa as farras sexuais das pessoas, são jóias. Mais uma vez, a história é passada num lugar que excitava os franceses pela sofisticação erótica apurada ao longo de séculos: a Arábia das Mil e uma Noites. As Jóias Indiscretas, fora seu valor erótico, é uma lembrança pungente do que não é capaz de fazer um homem quando uma amante fogosa ameaça abandoná-lo.

Valerá a pena a sua leitura!? Descubram.
Se não confiar no seu livreiro, muitos bons romances lhe vão escapar.


Título: Jóias Indiscretas (1976))
Texto: Denis Diderot
Tamanho: 18x11
Edição Número: 40 635 / 2189
Páginas: 284 páginas
Editora: Europa-América (livro de bolso)
Preço: 5 euros
Recomendado para maiores de 15 anos (grau de dificuldade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário