domingo, 13 de janeiro de 2013

Livro da Semana - Um acontecimento na Ponte de Owl Creek


Livro da Semana - Um acontecimento na Ponte de Owl Creek

Sobre o Autor:
Ambrose Bierce (Condado de Meigs, Ohio, 24 de junho de 1842 — após 26 de dezembro de 1913/ 11 de Janeiro de 1914), foi um crítico satírico, escritor e jornalista norte-americano, particularmente conhecido pela sua obra O Dicionário do Diabo.
Alistou-se aos dezanove anos, no exército americano durante a guerra civil. A guerra deu-lhe material suficiente para encher os seus contos. Definia que "sozinho" era estar em "má companhia". Bierce fez do cinismo, misturado ao humor negro, sua marca registrada. Família, nação, raça humana: nada escapava de suas estocadas, até hoje repetidas nos Estados Unidos.
Tornou-se jornalista e editor. Assinou durante anos uma coluna que lhe deu fama e projecção. Cultivou o aforismo, a fábula, a ghost-story e o epigrama. Toma maior contacto com a obra de Mark Twain, Swift, Voltaire, Pope, que lhe abre os caminhos da ironia e da sátira. Bierce enriquece a tradição gótica com o aprofundamento psicológico do horror e do estranho. Até aos dias de hoje tem uma enorme comunidade de leitores.
Aos 71 anos, Bierce viajou para o México e desapareceu sem deixar rastros. A teoria mais popular diz que ele foi fuzilado pelos revolucionários do exército de Pancho Villa.
O local e a data de sua morte são incertos, sendo que teria falecido provavelmente Dezembro de 1913 ou 1914, no México.

Sinopse:
Esta semana fazemos diferente. Utilizaremos um trecho do primeiro conto do livro. Ler e visualizar de seguida, são as instruções. Go with the flow.

“Um homem estava de pé sobre uma ponte férrea no Norte do Alabama, olhando para as águas que corriam ligeiras seis metros abaixo. Tinha as mãos às costas, os pulsos atados por uma corda. Outra corda fora enrolada em seu pescoço. Esta última estava amarrada a uma estaca sólida acima de sua cabeça e a ponta caía-lhe até a altura dos joelhos. Algumas tábuas soltas, colocadas sobre os dormentes que suportavam os trilhos da via férrea, sustentavam os pés do homem, assim como os de seus executores — dois paramilitares do Exército Confederado, liderados por um sargento que na vida civil talvez tivesse sido um subxerife. Sobre a mesma plataforma provisória, mas a uma certa distância, estava um oficial armado, com seu uniforme de graduado. Era um capitão.”


Título: Um acontecimento na Ponte de Owl Creek (2005))
Texto: Ambroise Bierce
Tamanho: 13,5 x 21
ISBN: 972 37 0927 9
Páginas: 95
Editora: Assírio e Alvim
Preço: 5 euros
Recomendado para maiores de 12 anos (grau de dificuldade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário