domingo, 3 de fevereiro de 2013

Livro da Semana - O Piloto do Navio Fantasma

Livro da Semana - O Piloto do Navio Fantasma

Sobre o Autor:


Adolfo Simões Müller (Lisboa, 18 de Agosto de 1909 - 17 de Abril de 1989) foi um escritor e jornalista português.
Frequentou a Faculdade de Medicina mas abandonou o curso. Foi secretário de redacção do jornal Novidades, fundador e director até 1941 do jornal infantil O Papagaio e director do Diabrete. Foi ainda director do gabinete de estudos de programas da Emissora Nacional e produtor de programas para a rádio. Inclusivamente foi o autor do primeiro folhetim de rádio As Pupilas do Senhor Reitor.
Para o público juvenil escreveu, entre outros, os livros constantes da colecção Gente Grande para Gente Pequena, do qual destacamos Wagner (O Piloto do Navio Fantasma). Entre outras obras, adaptou para a juventude Os Lusíadas (1980), A Peregrinação (1980), A Morgadinha dos Canaviais (1982) e As Pupilas do Senhor Reitor (1984).
Em 1982, recebeu o Grande Prémio da Literatura Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra.

Sinopse:

Obra destinada ao público jovem, romanceia a vida do compositor alemão Richard Wagner (1813-18883).


"À proa do barco, uma figura esculpida sonda ansiosamente o horizonte. Os seus olhos sem órbitas parece quererem desvendar os mistérios dos mares desconhecidos e das terras impenetráveis, donde vem, com o aroma das florestas virgens, um coral de vozes perturbadoras. Essa figura da proa não é mais, porém, do que a imagem do piloto do veleiro que, a dois passos, de rosto pálido e olhar sombrio, esquadrinha igualmente, com a mesma febre e a mesma inquietação, o mar revolto e a costa distante. Ele vai só, no navio fantasma, só com a sua dor, o seu sonho e a sua esperança. A dor de ver inacessível a praia ambicionada, de areias loiras e macias; o sonho de a atingir, finalmente, para além dos recifes de espanto; a esperança de nela encontrar a Glória que lhe foge a cada passo, como a sombra do próprio corpo; são os únicos marinheiros daquele barco, de que se afastam todos os outros mareantes, quando avistam ao longe as suas velas negras e esfarrapadas... "

Título: O Piloto do Navio Fantasma (1952))
Texto: Adolfo Simões Muller
Tamanho: 16.5x12.5
Edição Número: omisso
Páginas: 212 páginas
Editora: Livraria Tavares Martins - Porto
Preço: 15 euros
Recomendado para maiores de 12 anos (grau de dificuldade)







Nenhum comentário:

Postar um comentário