domingo, 24 de fevereiro de 2013

Livro da Semana - Trocar as voltas aos tempo (2008)



Sobre o autor:

João Pedro Mésseder nasceu em 1957, no Porto. Sob a identidade de José António Gomes, é Professor Coordenador da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, tendo-se doutorado em Literatura Portuguesa do século XX pela Universidade Nova de Lisboa e publicado diversos estudos nos âmbitos da História e da Crítica Literárias (Literatura Portuguesa Contemporânea e Literatura para a Infância e a Juventude), além de várias antologias. Nesta qualidade, fundou e dirige a revista Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude

É autor de livros de poesia e de cerca de três dezenas de obras para crianças e jovens, repartidas pela escrita em verso, pelo álbum e pela narrativa – alguns dos títulos traduzidos para galego e espanhol. Está representado em antologias em Portugal, no Brasil e na Alemanha, e tem colaboração dispersa em diversas publicações.

A sua obra conta com várias dezenas de títulos editados e que foram motivo de estudos e de recensões críticas

Sinopse:

Trocar as voltas ao tempo é um álbum de pequeno formato e original grafismo, distinguido com uma menção especial no “Prémio Internacional de Compostela 2008” é constituído por um diálogo versificado onde a questão do tempo é central. Deste modo, e apesar de a criança conhecer os elementos que organizam e ordenam o tempo e o seu desenrolar (anos, meses, semanas, dias, horas, minutos e segundos), não desiste de ir pedindo mais tempo ao tempo, de modo a ter mais oportunidades para brincar, se divertir e, no fundo, fazer o que mais gosta. Espécie de manifesto poético contra o tempo que foge apressado e velozmente, este álbum propõe, em alternativa, uma fruição mais tranquila e saboreada da vida, capaz de escapar das rotinas e das pressas. Assumidamente infantil, pela forma como os conceitos são desenvolvidos, esta perspectiva é complementada por ilustrações que, tomando o tempo e o seu desenrolar como mote, não se submetem ao texto e possibilitam leituras diferenciadas.

Ana Margarida Ramos; in Casa da Leitura.

Título: Trocar as voltas ao tempo (2008)
Texto: José Pedro Mésseder
Tamanho: 16x16 cm
ISBN: 978-989-95545-3-5
Páginas: 30 páginas
Editora: Eterogémeas
Preço: 7.55 euros
Recomendado para maiores de 7 anos (grau de dificuldade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário