sexta-feira, 27 de abril de 2012

Exposição Citações


Paulo Seara - A lei da gravidade não afecta o fumo (Alberto Pimenta) 
40x30 acrílico sobre tela

Inauguramos amanhã a exposição Citações, que marcar o início da época de exposições de 2012 na Vilateca. A entrada é livre.

A partir de Maio iremos apresentar consecutivamente uma série de artistas, que serão anunciados assim que formos realizando exposições. Para além da exposição será apresentada ao público a máquina de café que estará ao serviço dos visitantes e leitores da Vilateca. 






Sinopse:


De cada vez que observamos um símbolo, de algo, alguém ou alguma coisa, fazemos associações. E todos os observadores, mais ou menos entre o leigo e o visionário, na diálise entre objeto e o seu significado comungam do mesmo sentido. Por trás estão valores morais e normativos; regras e padrões da “civilização”. Ora bem, na arte não é bem assim, não por causa das cores, das intensidades, das densidades, das matérias, dos modelos, das inspirações; ah as inspirações, quantas vezes um poeta muito inspirado não realiza erros gramaticais de palmatória, e mesmo assim a poesia feita a martelo convence mais do que os poemas desconjuntados de Álvaro de Campos. A composição, nas artes plásticas, é um ponto de viragem, não é como uma paisagem pura, rígida e convincente.

O modo como se constrói a composição sofreu um grande impulso com o surrealismo, e mais tarde entre os anos 40 e 50, já durante o ocaso do surrealismo. Mas o que tem haver o surrealismo com a composição? Acusaram o surrealismo de promover literatura com cores. De ser literatura. A exposição que se apresenta, não tem nada em comum com o surrealismo, mas procura a partir dessa suposta transgressão construir pintura com a literatura. As citações apresentadas pertencem a vários tempos, vários autores da antiguidade clássica aos dias de hoje. O desafio é compreender a citação, à posteriori, mas primeiro reter a pintura.



Vistem e divulguem mas não fiquem indiferentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário