segunda-feira, 9 de abril de 2012

Livro da Semana - A Casa Grande

"Em "A Casa Grande", João Manuel Ribeiro apresenta-nos um Manifesto de Cidadania. 

Aborda temas plurissignificativos como as diferentes línguas, latitudes, culturas, cores e crenças religiosas. 
O escritor apela aos pequenos leitores e «(ainda) […] meninos de verdade» à prática e partilha de sentimentos como o amor, a verdade e o perdão. Convida-os a participar neste desafio que é o combate pela conquista de uma linguagem universal, nova e comum a todos aqueles que respeitam a diferença. A Casa Grande é um álbum metafórico onde se pode aprender a ser um maiúsculo cidadão que sonha sem medo de envelhecer e vive com intensidade. 

As ilustrações de Ricardo Rodrigues, de uma forma particularmente feliz, recriam os momentos-chave do texto, assim como contemplam aspectos que a componente verbal não inclui, enriquecendo-a. Para o conseguir, o ilustrador socorre-se de uma linguagem plástica com recurso constante às cores fortes e contrastantes, à colagem (ainda que subtil) para a simulação de padrões de vestuário, em associação com os diferentes pontos de vista que se podem ler em cada página assim como na sua leitura sequencial. O resultado é um livro de fruição fluida, rico de informação cromática e formal diversificada, ao mesmo tempo organizado de modo expressivo, variado e equilibrado, aspecto para o qual o design e as opções gráficas da publicação em muito contribuíram.  
Gabriela Sotto Mayor"

Esta é a sugestão da Vilateca para esta semana, fazemos referência à democracia e à cidadania, e esperemos que o livro seja um dos eleitos para construir nos jovens mais atentos ao meio em que vivem.


Título: A Casa Grande
Texto: João Manuel Ribeiro
Ilustração: Ricardo Rodrigues
Tamanho: 22.5 x21.5 cm 
ISBN: 978989213161
Preço:12.50


Nenhum comentário:

Postar um comentário