sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ménage à Trois, um livro de poemas a três poetas


Ménage à Trois

Jardim das Delícias, Zé Pinto Leite
Poesia Sociológica, Pedro de Andrade
Alquimias, José Soares Martins

Nascido do contributo de três velhos amigos, recebeu o nome de Ménage à Trois. O que é uma falsa partida para quem não quiser conhecer o conteúdo... Conto-vos apenas que neste livro de poesia existem três tipo de poesia; a poesia da desconstrução do real, para a qual não há regras ou modelos, é uma impressão pura e instintiva; a poesia sociológica, que não se confunde com a poesia social, e é essencialmente o que o outros pensam que não é; a poesia atraída pelo romantismo alemão e inglês e pelos grandes poetas da longa tradição poética portuguesa, de Bernardim a Camões, de  Soares dos Passos a Cesário, de Pessana a Pascoaes e Herberto.

Segundo a estampa na contracapa:

"Entre outras coisas, a poesia é um encontro. Encontro feito de desencontros entre a vida e a natureza, a natureza e o espírito, o espírito e a pretensa normalidade.
As 3 perspectivas poéticas presentes neste livro surgem das inquietações entre a ordem natural das coisas e o caos das emoções. Estas inquietações levam o poeta ao encontro do seu mundo (natural e/ou cultural) como também dos uni-versos poéticos dos outros. Neste caso, encontrar significa desconstruir e reconstruir espaços e tempos simbólicos, cumplicidades, participações, ideias e sensibilidades. Por outro lado também o podem levar de encontro ao mundo ao estabelecer uma rede de relações conflituosas que rompem com a conformidade instalada procurando a construção do novo ou seja tentando superar a crise poética presente nas diversas narrativas. De qualquer modo, o poeta busca encontrar-se com o seu público, por vezes recontrar-se com ele, ou ainda re-encontrar-se nele. Eis os propósitos (duvidosos) deste ménage à trois, que pode transformar-se num ménage à trente, à trois cents ou mais, em encontros com públicos diversos.
Assim sendo, qualquer encontro de poesia é um pré-texto para o próximo encontrão poético. E vice-versa."

 
Ficha Técnica
Título: Ménage à Trois
Texto: Zé Pinto Leite, Pedro de Andrade, José Soares Martins
Tamanho:21x15 cm
ISBN: 978-989-97439-1-5
Páginas:130 páginas
Editora: Cordão de Leitura
PVP: 10.50 euros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário