quinta-feira, 28 de junho de 2012

Toponímia Feminina Portuense



Toponímia Feminia Portuense , por César Santos Silva

Não é uma obra sobre Vila Real, mas pode ser o mote para que se lançem na escritura de um livro sobre as mulheres que cá viveram e trabalharam, que criaram; originando uma resposta, mais pequena, mas ao mesmo tempo originando uma sensação de justiça, que não a liríca.

Obra escrita por César Santos Silva, professor de história e animador de causas locais ligadas com àdefesa do património cultural, o livro tem como grande farol Germano Silva, escritor que expõe o Porto em inúmeros detalhes nos seus livros de cariz historiográfico.

Sinopese

"Por entre as ruas, os becos, as escadas, as esquinas e travessas do Porto. É desta forma que César Santos Silva, ao longo de 146 topónimos, nos convida a explorar uma cidade que gosta das suas mulheres e as homenageia, perpetuando-as como parte si, nas suas artérias, nas suas veias. Mulheres que rezaram, pintaram, escreveram. Mulheres que traçaram planos indizíveis com crianças ao colo e projectaram, silenciosamente, um futuro. Mulheres que sonharam um homem, um deus, uma ideia. Elas também são as ruas do Porto, este Porto no feminino."

O livro encontra-se disponível na Vilateca, se for viajar para o Porto, ou for do Porto, é um dos guias essenciais para conhecer o Porto no feminino.

Ficha Técnica
Título: Toponímia Feminia Portuensa
Texto: César Santos Silva
Tamanho:21x15 cm
ISBN: 978-989-8574-09-1
Páginas:132 páginas
Editora: Cordão de Leitura
PVP: 12.00 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário