terça-feira, 6 de novembro de 2012

Livro da Semana - No País das letras

Livro da Semana - No País das Letras



A obra seleccionada esta semana, a semelhança dos muitos livros já aqui divulgados, tem uma característica especial, que está associada à maioria das obras disponíveis na Vilateca, a sua condição, enquanto livro de colocar as crianças num patamar de motivação e criatividade evitando fórmulas de literatura infanto-juvenil vai virada para a fruição, diremos mesmo de intertenimento. Há boa e má literatura infantil. 

No caso do livro escrito por Francisco Vaz da Silva, é um exemplo que ultrapassa o universo mágico que existe na maioria dos livros. No conto, através da apresentação num contexto familiar do País da Letras, procura-se aproximar todas as crianças de um país, embora metafóricamente imaginário, muito perto de nós, a mátria dos escritores. 

Neste universo paralelo, tudo se desenvolve através das letras. E não é real, não é descabido dizer que os escritores estão mergulhados numa sopa de letras. Com esta atitude desvela-se a moral, e aproximam-se culturalmente leitor e escritor.

Como disse Francisco Vaz da Silva, " Pretende ser (o livro), também, uma modesta homenagem a todos os escritores que aceitam partilhar connosco o seu universo fantástico sem o qual a nossa vida seria mais podre, senão impossível". 

A cultura não certamente não eliminará a fome do mundo, mas está o Homem autorizado a eliminar a cultura de uma sociedade desenvolvida por não ser um bem essencial?

Título: No país das letras
Texto: Francisco Vaz da Silva
Tamanho: 23x23
ISBN: 978 972 36 1115 1
Páginas: 28
Editora: Afrontamento
PVP: 12.00



Nenhum comentário:

Postar um comentário