segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Livro da Semana - Xerazade e os Outros


Livro da semana



Sobre a autora:

Maria Fernanda Botelho (1926) nasceu no Porto. Foi, nos anos 50, uma das fundadoras da revista Távola Redonda. Tornando-se conhecida como poetisa primeiro e como romancista depois. Ganhou vários prémios, entre os quais o Prémio Camilo Castelo Branco, o Prémio da Crítica e o Prémio Eça de Queirós.

Sinopse:

“Desde a Revolução de 1974, um grupo substantivo de literatura feminista começou a aparecer na ficção em Portugal, incluído autores recentes como Teolinda Gersão, Hélia Correia, Maria Regina Louro, e Olga Gonçalves. A maior parte desta escrita foi influenciada pela publicação controversa das Novas Cartas Portuguesas em 1972; no entanto, seria um erro pensar que a consciência feminista estivesse adormecida completamente, durante a ditadura repressiva se Salazar e Caetano, emergindo apenas com “As Três Marias”, e a subsequente revolução.
Considerando o caso de Fernanda Botelho, uma poeta e romancista consideravelmente negligenciada mas impressionante, Xerazade e os Outros é uma mistura intrigante de experimentalismo modernista com temas proto-feministas. (…)
Num primeiro olhar, o romance de facto, parece mais preocupado com assuntos típicos da literatura modernista do que com qualquer rebelião social. Xerazade e os Outros, é um texto fragmentado, auto-reflexivo recheado com paralelos entre o mito classicista e a vida contemporânea narrada através de vários pontos de vista, aparentemente preocupada com a forma estética do que com a opressão da mulher. “

Fontes:

Título: Xerazade e os Outros (1974)
Texto: Fernanda Botelho
Tamanho: Livro de Bolso
ISBN: s/d
Páginas: 205
Editora: Livraria Bertrand
Preço: 3.80 Euros
Recomendado para maiores de 15 anos (grau de dificuldade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário