LIVRO DA SEMANA - 29 HISTÓRIAS DISPARATADAS
Para esta semana apresentamos o livro 29 Histórias Disparatadas, não se enganem pelo título, é um clássico.
"Era uma vez uma menina que não queria fazer o que toda a gente fazia. Parecia-lhe aborrecido, por isso só saía pela porta de costas. Uma vez, ao fazê-lo, atropelou o seu avô…
Era uma vez um homem tão arrumado que não suportava que os ponteiros do relógio não estivessem direitos. Os seus relógios marcavam sempre onze e meia...
Era uma vez um rapaz com olhos tão penetrantes que podia cortar pão só com o olhar. Não tinha necessidade de cortar as unhas, bastava-lhe olhar para elas..."
Sobre a autora:
Uma das virtudes da autora Ursula Wölfel é o sentido de humor com que aborda as pequenas histórias quotidianas, em que as personagens, sejam animais ou pessoas, são os protagonistas de situações cómicas e surpreendentes. A sua imaginação move-se no terreno de “nonsense”, captando a atenção do leitor com ocorrências disparatadas. A escritora frustrada que se converteu em campeã de afiar lápis, a história da família que não parava de discutir até ficar congelada, o comportamento surrealista do homem de tal forma organizado que levantava a mesa antes de comer, as anedotas sobre a contagiosa doença designada ‘pips’ e o enigmático ser chamado Plantocox são algumas das histórias disparatadas que farão esboçar um sorriso no rosto do leitor.
“29 histórias disparatadas” faz parte de uma trilogia que se completa com os títulos “27 histórias para comer a sopa” e “28 histórias para rir.
URSULA WÖLFEL (Ruhrgebiet, Alemanha, 1922)
Cursou Germanística em Heidelberg. Depois da II Guerra Mundial trabalhou como auxiliar de escola, estudou Pedagogia e ingressou como profesora num colégio para crianças com necessidades educativas especiais. Em 1959 escreveu o seu primeiro livro para primeiros leitores, tendo-se convertido numa das autoras de maior êxito para o público infantil e juvenil. Pertence ao PEN Club desde 1972 e recebeu prestigiados galardões: pelo conjunto da sua obra obteve em 1991 o Prémio de Literatura Infantil e Juvenil da Alemanha.
NEUS BRUGUERA (Barcelona, 1971)
É professora e ilustradora. Realizou inúmeras ilustrações para livros e revistas, pelas quais recebeu vários prémios. Foi finalista do prémio Apelles Mestres 2002-2003 e do Prémio Crítica Serra d’Or de Literatura Infantil e Juvenil 2004. A sua obra caracteriza-se por um estilo sintéctico e simbólico, de composição limpa, onde se entrelaça a poesia visual com o mundo do design. Em “29 histórias disparatadas” realiza um trabalho inovador e atrevido, com colagens tão espirituosas como as histórias narradas por Ursula Wölfel, conseguindo um equilíbrio perfeito entre textos e imagens.
Título: 29 Histórias Disparatadas
Texto: Ursula Wolfel
Ilustração: Neus Bruguera
Ilustração: Neus Bruguera
Tamanho: 15x23,5 cm
ISBN: 978 972 8781 55 2
Páginas:72
Editora: Kalandraka
PVP: 13.00 euros
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
PVP: 13.00 euros
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
Lista de Honra da IBBY - 2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário