segunda-feira, 14 de maio de 2012

Livro da Semana - Versos quase matemáticos

Versos quase matemáticos - Trampolim Edições


Apresentamos o livro desta semana, desta vez optamos por apresentar uma imagem em que o livro é lido. 
Esta obra foi escrita por João pedro Mésseder, e ilustrada por Catarina Fernandes, a ilustradora que apresentará no próximo sábado em Vila Real a exposição "Walk the Line".
Um livro de rimas, poderia ser mais um livro de rimas não fosse o tema deste a matemática; a quase matemática destas rimas possibilitará através do jogo lúdico uma maior traquilidade quando confronta as crianças com o bicho de sete cabeças matemático.

Prosseguimos na análise do livro através da sinopse.

"Unidos pela sugestão matemática, que o título também cristaliza, os poemas que João Pedro Mésseder agrupa nesta colectânea brincam com os números, as operações matemáticas e a herança tradicional, recriando, com a originalidade e a criatividade que o caracteriza, formas e fórmulas da literatura oral.
As rimas infantis, os trava-línguas e os jogos de palavras servem de ponto de partida para a construção de textos onde a linguagem e as suas inúmeras possibilidades (visuais/gráficas, sonoras, melódicas, semânticas) são exploradas com humor e com a exigência a que nos habituou. Ora adicionando elementos, ora promovendo subtracções, multiplicações e divisões, os textos brincam com as operações matemáticas e também com temas como os animais, os jogos infantis, a família, a Natureza e o calendário, sem esquecer a influência de uma certa nonsensicalidade que também sublinha a dimensão humorística da edição.
As ilustrações propõem leituras complementares, mais ou menos próximas do texto, recriando os elementos-chave dos mesmos. Destaque-se, como elemento mais relevante, a sugestão de movimentos e dinâmicas que caracterizam os próprios textos." 

Um desses exemplos encontra-se no segundo poema do livro:

"Diz tu o que é

O 0 é um senhor tão volumoso,
o 1 é um pau liso e direito,
o 2 é um cisno silencioso,
o 3 é uma estrada sem jeito,
o 4 é um soldado de guarda,
o 5 é uma cara zangada,
o 6 é um nove ao contrário
o 7 é uma seta, é um fadário,
o 8 é o infinito, o infinito
o 9 é o meu favorito,
o 10 diz tu o que é, diz tu o que é."

Info:

Título: Versos quase matemáticos
Texto: João Pedro Mésseder
Ilustração: Catarina Fernandes
Tamanho: 24x22 cm
ISBN: 978-989-8267-09-2
Páginas: 24
Editora: Trampolim Edições
PVP: 12,90 euros
Recomendado pela Casa da Leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário