terça-feira, 8 de maio de 2012

Walk the Line - Exposição de Ilustração de Catarina Fernandes








WALK THE LINE - EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÃO DE CATARINA FERNANDES

A Vilateca irá promover de 19 de Maio a 5 de Junho na Galeria de Arte Vilateca, a exposição Walk the Line de Catarina Fernandes. Esta exposição marca a aberta de um novo espaço de exposição na cidade e um novo ciclo, e pretende abranger diferentes públicos, atraíndo os mais diversos artistas. Para além da exposição de obras de ilustração, temos conjuntamente nesta exposição peças de artesanato urbano de autor. Catarina Fernandes, realizou ainda as ilustrações de dois livros presentes na Vilateca, O Leitão Ciclista em Busca do Paraíso, e Versos Quase Matemáticos, ambos os livros - da Trampolim Editora - se encontram para venda... uma boa oportunidade de levar a obra da artista noutro formato para casa.

Catarina Fernandes - Nota Biográfica e Sinopse da Exposição

Nasceu em Caldas da Rainha, actualmente vive em Viseu onde desenvolve o seu trabalho como ilustradora. 

No seu trabalho de ilustração privilegia a relação com as tecnologias multimédia e a fotografia. Tem colaborado com diversas estruturas e autores como: Porto Editora, Edium Editores, Associação Binaural, Arsénio Mota, Vergílio Alberto Vieira, João Pedo Mésseder, Rui Grácio, Conceição Pires, Cristina Taquelim, Rogério Seabra, Graeme Pulleyn, entre outros. 
Trabalho em várias áreas que vão desde a ilustração editorial, vídeo, ilustração itinerante (artesanato urbano com componente de ilustração), etc.
É responsável desde 2009 pelas ilustrações da agenda cultural do Teatro Viriato.

Através da página pessoal da artista é possível observar o seu trabalho, exposições e colaborações:
www.catarinafernandesilustracao.weebly.com

Sinopse
Como se caminha para chegar a "Walk in Line"? -Segundo Catarina Fernandes.

"De forma geral, podemos definir ilustração como sendo a imagem, seja ela fotografia ou desenho, que tem por objectivo ilustrar algo, com o intuito de auxiliar e complementar a sua compreensão. A ilustração surge como facilitadora da apreensão de uma mensagem e fá-lo, recorrendo a metáforas ou alusões, sempre dirigida a um público específico ao qual se destina, o seu público-alvo.

os dois intervenientes desta parceria, texto e ilustração, vão ao encontro de uma sintona que transmita o equil´brio entre as concepções de autor e ilustrador.

Esta exposição traduz um percurso pelo mundo da ilustração, onde a tónica criatva permitiu associar numa só linguagem diversas expressões. Numa livre simbiose, e manifestando-se sob diversas formas, a comunicação tomou forma abraçando em ilustração todos as dimensões possíveis de linguagens e complementares.


Num bailado de conceitos e de imagens, de forma e ideias, a mensagem flui materializando-se num sussuro íntimo e recíproco, nma siniridade visual, numa escrita ideográfica onde a metáfora se concretia e se funde na criação do real"





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário