segunda-feira, 4 de junho de 2012

Livro da Semana - Meu fito, meu feito




Livro da Semana - Meu fito, meu feito

Meu fito, meu feito
Uma crítica por Ana Margarida Ramos - in Casa da Leitura

"Colectânea de poesia de Vergílio Alberto Vieira, em Meu fito, meu feito o autor agrupa um conjunto variado de textos, percorrendo diferentes temas e motivos, dominados pela quadra. À excepção do poema que abre o livro, «Cubo Mágico», uma espécie de exercício lúdico com palavras parónimas, todos os outros poemas retomam aquela forma tradicional portuguesa. Desde personagens da história e da cultura portuguesa, mais ou menos recente, como é o caso de D. Sebastião, de Fernão Mendes Pinto ou mesmo de Vasco Santana, passando pelos jogos e brincadeiras infantis, até aos textos sobre animais, os poemas apresentam, com humor e inteligência, uma determinada visão do mundo e das coisas marcada pela originalidade e por uma certa crítica. A linguagem, numa multiplicidade de registos, explora a dimensão sonora e paralelística das palavras, propondo originais combinações das mesmas. A rima assídua e a estrutura narrativa de muitos poemas, breves contos versificados, são outros elementos a reter. As ilustrações, contudo, enfatizando demasiado a vertente caricatural, ficam aquém dos textos que acompanham."

Ficha Técnica

Título: Meu fito, meu feito
Texto: Vergílio Alberto Vieira
Ilustração: Elisabete Ferreira
Tamanho: 21,5x15
ISBN: 978-9898213-11-2
Páginas:28 páginas
Editora: Trinta por uma linha
PVP: 11.70 euros
Plano Nacional de Leitura / Casa da leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário