terça-feira, 17 de julho de 2012

Barreiras Literárias e Medidas Preventivas

Segundo o blogue O Bicho dos Livros

"Do 4º para o 5º, medidas preventivas...

Uma das grandes barreiras ao sucesso leitor acontece na passagem do 4º para o 5º ano. É comum que numa mesma turma se encontrem alunos que lêem Gerónimo Stilton, outros Uma Aventura, e ainda O Diário de Um Banana. Isto para dizer que há sempre um grupo bastante representativo de pré-adolescentes que não têm nem maturidade nem competência para enfrentar livros sem imagens,   e complexos na sua composição diegética.
Não é caso para os pais começarem a arrancar cabelo, porque também acontece que leitores incipientes aumentem o seu ritmo de leitura durante o 5º ano.
Seja como for, e porque agora as crianças ainda terão dois meses para fruir livremente da leitura das suas colecções e poderão até estar mais receptivas a novas experiências, ficam algumas sugestões que intercalam sagas e fórmulas com literatura, autores estrangeiros com autores portugueses, e imagens em doses variadas.


João Pastel, Michael Broad, Booksmile (colecção)

André Cabelo-em-Pé, Guy Bass, Booksmile (coleccção)
Crónicas do Vampiro Valentim, Álvaro Magalhães, Carlos Campos, Asa (colecção)

André Topa-Tudo, António Torrado, Civilização (dois volumes já reeditados)
O Manel e o Miúfa, o Medo Medricas, Rita Taborda Duarte, Maria João Lima, Caminho

Como nota final convém realçar que estes livros podem ser livros por crianças de outras idades. Desde que tenham já ritmo de leitura, a sua maturidade pelos 7, 8 anos será suficiente para que os compreendam."
Da parte da Vilateca, aceitamos encomendas, com um desconto especial, para que a mudança seja o mais calma possível.
in- Blogue obichodoslivros.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário