domingo, 5 de agosto de 2012

Livro da Semana - O Leão Kandinga


 Livro da Semana - O Leão Kandinga

"Era uma vez, há muitos, muitos anos, um leão chamado Kandinga. Era o leão mais forte mas
também o mais malvado. Era tão mau que não hesitava em devorar os seus amigos para matar a fome. Por isso acabou sozinho. Os amigos, a mulher e os filhos abandonaram-no.
A história de Kandinga encerra a sabedoria dos povos africanos, a sua milenar tradição oral e a riqueza da sua cultura. Uma narrativa que convida a uma viagem imaginária até à mais recôndita selva e dá a conhecer os seus habitantes: crocodilos, elefantes… E, exercendo a sua hegemonia sobre todos eles, o leão.
O protagonista desta fábula é um rei destronado – velho, doente e abandonado – por culpa da sua crueldade. O egoísmo e a avareza são maus companheiros de viagem, não só para os animais selvagens, como também para as pessoas...

Boniface Ofogo - o contista -  propõe uma reflexão sobre os comportamentos humanos e põe a experiência da sua aldeia ao serviço dos leitores para que aprendam esta moral: “Se tens muito, é bom partilhar com os que não têm nada”.
Elisa Arguilé acompanha o texto com umas ilustrações de estilo primitivo que se destacam pela sua força
expressiva e pelos contrastes de cor.

“O leão Kandinga” faz parte da inesgotável tradição oral dos Bantu, uma tribo que povoa as planícies e as
selvas africanas desde o centro dos Camarões até à África do Sul. A maioria são lendas que recriam a estreita relação do ser humano com o meio natural."

"BONIFACE OFOGO (Omassa, Camarões)
Nasceu e cresceu numa aldeia do interior dos Camarões. Chegou a Espanha em 1988 para estudar Filologia
Hispânica e em 1992 começou a trabalhar como contador. Foi Mediador Intercultural no Ayuntamiento de Madrid, mas desde 2005 que se dedica em exclusivo a percorrer escolas, bibliotecas e centros culturais contando histórias de valor didáctico e cultural. É especialista em fábulas, lendas, mitos e tradições da África negra. Actuou na Maratona de Contos de Guadalajara, no Fórum das Culturas de Barcelona em 2004, e nos Festivais de Oralidade de Jaca e Elche. Também visitou a França, o
Brasil, a Costa Rica, a Colômbia e a Argentina.

ELISA ARGUILÉ (Saragoça, 1972)

Estudou Gravura na Faculdade de Belas Artes de Madrid e as suas primeiras ilustrações foram para editoras e agências de comunicacção. Em 1999, depois de ter trabalhado como escultora, muralista e ilustradora para uma companhia de títeres, desembocou na literatura infantil. Desde então ilustrou inúmeros álbuns para crianças. Entre outros galardões, recebeu o Prémio Daniel Gil de Design Editorial 2006, o Prémio Nacional de Ilustração 2007 e o Prémio Cidade de Alicante de Álbum Ilustrado 2002."

Disponível na Vilateca.

Ficha Técnica
Título: O Leão Kandinga
Texto: Boniface Ofogo
Tamanho:26.5x21 cm
ISBN: 978-989-8205-10-0
Páginas: 40 páginas
Editora: Kalandraka
PVP: 13 euros




Nenhum comentário:

Postar um comentário