quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Mercadinho da Vila 1 e 2 de Setembro de 2012



Mercadinho da Vila
1 e 2 de Setembro de 2012
Jardim da Carreira

No próximo fim de semana, a Vilateca participará no evento Mercadinho da Vila ao Jardim da Carreira. Ideia nascida de duas amigas desempregadas, Maria João Ribeiro e Sofia Carvalho, rapidamente interessou dezenas de vilarealenses que procuram um espaço para libertar o excesso de objectos usados, mas a visão alargou, e esta feira vai englobar outras ofertas. 

O evento inicia-se às 10.30 de sábado e termina à 1.30 horas da manhã, retoma no domingo. 
Nós vamos. A Vilateca espera por vocês! Lá estaremos com livros novos e usados, roupa usada, e artesanato de autor, entre outros. Aproveite a ocasião. E ainda iremos fazer um inquérito. Não sabemos se esta iniciativa se repetirá no futuro, mas seria errado dizer que Vila Real deve ficar à margem dos movimentos do nosso tempo, isto lembara-me um pouco o Mercado Porto Belo. Até mesmo no comércio alternativo temos mais de 5 anos de atraso. Mais do que espana ventos, é preciso encontrar novas narrativas que dêm o exemplo, no princípio longe da lógica do lucro imediato. Vamos ver como isto corre.

Só um menção importante, todas os segundos sábados de cada mês decorre há muitos anos a Feira de Velharia e Antiguidades, mais variada do que se pensa, está infelizmente moribunda porque o martelo e a bigorna de qualquer acção cultural é a divulgação, o que não existe. Porque é que refiro isto? Ora bem, o Mercadinho da Vila é organizado com o apoio da Câmara Municipal, que também tutela a Feira de Velharias e Antiguidades, porém como consto é uma tutela inconsciente do valor da feira, que tem entrada livre sublinhe-se. 

É mais um dos ícons de uma forma de governar ao sabor da maré, muito dispendiosa, e que guetiza em vez de envolver. É preciso assumir responsabilidades, e não descartar parcerias, as tradições, que iluminam a lapela ou "novas ideias". Como disse, vamos ver como isto corre, se irá sobreviver. Da parte da Vilateca, e em relação à Feira de Antiguidades e Velharias em breve lá estaremos para a animar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário