segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Livro da Semana - Pézinhos de Lã

Livro da Semana - Pezinhos de Lã


Sinopse
"...«Pezinhos de lã» contribui para a divulgação e reconstrução da história cultural local, da memória social e colectiva, assim como para a inovação e fusão cultural - a criatividade da tradição. Suscita a actividade lúdica e recreativa, utilizando como recurso a cultura popular e tradicional infantil, que, pela organicidade que comporta, motiva e promove a aprendizagem vivencial.
(Margarida Moura)

"Pezinhos de lã" é um livro-cd-dvd que estimula a aprendizagem de canções, danças e jogos do património tradicional português, galego e mirandês, de uma forma agradável, divertida e participativa. Empenhados na recuperação da cultura lúdica e activa das festas e dos bailes, os membros do grupo Pesdelán conceberam esta obra para ser partilhada por um público de todas as idades; tendo, além disso, criado todo um conjunto de material de forte dimensão educativa e de fácil utilização, em contextos variados.

No repertório há 12 temas em português, mirandês e galego - dois deles inclusivamente de origem brasileira - com arranjos musicais originais. O CD também inclui 4 versões instrumentais para serem cantadas. O DVD contém explicações dos passos e demonstrações das danças. No conjunto, trata-se de um trabalho que visa ocupar os tempos de ócio, a cantar e a dançar.

Pesdelán surgiu em 2008 da união de prestigiados músicos, dançarinos e professores de conhecidas formações musicais da Galiza e Portugal (Leilía, Susana Seivane Grupo, Xochilmica, Montelunai, Pulalle-o-pe). Transcendendo o conceito de grupo musical convencional, Pesdelán faz aqui uma proposta inovadora e atrevida, valendo-se da música ao vivo e do ensino de danças e jogos simples, substituindo assim a ideia de público espectador e passivo pela de público activo e participativo.

João Vaz de Carvalho (Fundão, 1958) é um dos ilustradores mais importantes do panorama artístico português, com uma trajectória repleta de prémios internacionais. A sua abordagem plástica confere frescura e simpatia a esta obra multidisciplinar.

- Temática: livro-cd-dvd de música e dança tradicional galego-portuguesa e mirandesa
- Público-alvo: para todas as idades
- Aspectos a destacar: o livro contém glossário de passos de dança, descrição escrita e visual dos passos, explicação de como se dança cada tema e partitura musical; contém CD com os temas musicais e DVD com demonstração das danças; do ilustrador de "28 histórias para rir"
- Aplicações: educação musical; cultura tradicional; lazer
- Relação de temas: O pingacho - Un pasodobre? - O pezinho - O garotiño - A cirigoça - Valse para unha morena - O xogo da carrasquiña - Baião - O vello mentireiro - A caminho de Viseu - Muiñeira - A pulga na palla" 
Disponível na Vilateca!
Ficha Técnica
Título: Pezinhos de lã
Texto: Montse Rivera, Mercedes Riesco Prieto
Tamanho: 16,5 x 16,5 cm
ISBN: 9789898205568
Páginas: 84 Livro CD 
Editora: Kalandraka
PVP: 24 Euros


Nenhum comentário:

Postar um comentário