terça-feira, 11 de setembro de 2012

Crise de literacia na Europa

                             

Consegue "ler" esta pintura de Vermeer?

Existe um crise de literacia na Europa

 À atenção de quem governa e de quem é governado

Depois de efectuado um relatório de peritos europeus sobre literacia, a UE revelou que existe uma crise de literacia na Europa, especialmente entre adolescentes e adultos. Ressalva os avanços que aconteceram em Portugal, a par da Letónia, Luxemburgo e Polónia e destaca os programas das Novas Oportunidades, do Plano Nacional de Leitura e do Cata Livros.

Sugere novas medidas, como a diversificação dos espaços para as bibliotecas, a diversificação na oferta de tipologias e suportes de leitura e o apoio às famílias, que devem continuar a acompanhar os filhos ao longo do seu crescimento, e não apenas na primeira infância. Remata com a ideia de se criarem lugares para professores especialistas em leitura.
E argumenta o óbvio: quem não lê nem escreve corre sérios riscos de não conseguir desenvolver uma carreira profissional mais competente e segura, num universo cada vez mais competitivo e parco em emprego.

A notícia é dada pelo Jornal Sol e pode ser lida aqui.

Posto isto, resta voltar a bater na mesma tecla: o que aconteceu à Carteira de Itinerâncias da DGLB? Como vão sobreviver as Bibliotecas Públicas com a nova Lei dos Compromissos? Como é possível dinamizar verdadeiros programas de promoção continuada da Leitura em escolas quando o PNL e a RBE não têm verbas?

Mesmo que muito se possa fazer, e em muitos casos se faça, sem verbas, a verdade é que ainda há um longo caminho a trilhar, nomeadamente ao nível da formação, para pais, professores e mediadores que têm necessidade de partilhar experiências e evoluir.

In - Blogue O Bicho dos Livros
 http://obichodoslivros.blogspot.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário