segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Livro da Semana - Spabilanto


 Livro da Semana - Spabilanto

Temos hoje como livro da semana Spabilanto de Fátima Vale, poeta de origens transmontanas, actriz, e co-directora dos Spabilados - Teatro Hedonista. Trata-se de um livro singular de poesia, de onde imana uma carga de liberdade catárquica. 

Guardei para esta sinopse um excerto da análise de Alexandre Teixeira Mendes: "Em “´Spabilanto” (Incomunidade, 2012) de Fátima Vale enraíza-se uma poética da catarse e da doação (sob o influxo das iluminações). Trata-se de uma uma escrita depurada - uterina - onde se increve (de forma directa, imediata) o affectivus (o transbordamento pulsional). Poderíamos falar de uma poesia orante cuja lógica é a da re-afirmação do metamórfico e do epifânico. É necessário ter em conta o stylo original de confluência simbólica e linguística bilingue (entre o português e o mirandês), Trata-se, pois, de um poemário miscellanea do erótico e do festivus, da defesa do maravilhoso, do inusitado ou “primordial”.

A poesia é alegria e liberdade, sem dúvida estes poemas de Fátima Vale, valem a pena uma visita à Vilateca Livraria Galeria.

Ficha Técnica

Título: Spabilanto
Texto: Fátima Vale
Tamanho: 12,5 x 21 cm
Depósito Legal: 339350/12
Páginas:38
Editora: Incomunidade
PVP: 8 Euros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário