segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Livro da Semana - Livro de Areia

Livro da Semana - Livro de Areia

Sobre o Autor: 

Jorge Francisco Isidoro Luis Borges Acevedo (Buenos Aires, 24 de agosto de 1899 — Genebra, 14 de junho de 1986) foi um escritor, poeta, tradutor, crítico literário e ensaísta argentino.
Em 1914 sua família mudou-se para a Suíça, onde estudou e de onde viajou mais tarde para Espanha. Ao retornar à Argentina em 1921, Borges começou a publicar seus poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas. Também trabalhou como bibliotecário e professor universitário público. 
Em 1955 foi nomeado director da Biblioteca Nacional da República Argentina e professor de literatura na Universidade de Buenos Aires. 
Em 1961, destacou-se no cenário internacional quando recebeu o primeiro prémio internacional de editores, o Prémio Formentor.
O Seu trabalho foi traduzido e publicado extensamente no Estados Unidos e Europa. Borges era fluente em várias línguas.
A obra abrange o "caos que governa o mundo e o carácter de irrealidade em toda a literatura". 
Os seus livros mais famosos são: Ficções (1944) e Aleph (1949), são colectâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios e livros fictícios, religião, Deus. Seus trabalhos têm contribuído significativamente para o género da literatura fantástica.  
A sua fama internacional foi consolidada na década de 1960, ajudado pelo "boom latino-americano" e o sucesso de Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez. Uma curiosidade. Para homenagear Borges, em O Nome da Rosa  um romance de Umberto Eco, há o personagem Jorge de Burgos, que além da semelhança no nome é cego assim como Borges. Além da personagem, a biblioteca que serve como plano de fundo do livro é inspirada no conto de Borges A Biblioteca de Babel (Uma biblioteca universal e infinita que abrange todos os livros do mundo).
Borges é um pórtico de entrada para toda a boa literatura hispano-americana actual. O escritor e ensaísta John Maxwell Coetzee disse que "Ele, mais do que ninguém, renovou a linguagem de ficção e, assim, abriu o caminho para uma geração notável de romancistas hispano-americanos".

Sinopse:
Livro de Areia, é o último livro de contos de Jorge Luís Borges publicado pela primeira vez em 1975. Dos contos de Livro de Areia, seis deles são uma junção em cadeia, sendo o O Livro de Areia, o último; aquando da sua publicação, Borges estava praticamente cego. A narrativa fantástica de Borges no entanto é diferente de qualquer outra, pois o fantástico de Borges é quase sempre algo inexplicável, inenarrável, que pressupõem o infinito e o impossível. Por isso devem compreender e ler Borges a partir das premissas e evidências que vos lança, algo confusas, ou demasiado brilhantes. Estamos perante um escritor que gosta de primar pela irreverência e por factos estranhos na sua construção literária.


Título: O Livro de Areia (1952))
Texto: Jorge Luís Borges
Tamanho: Livro de Bolso
ISBN: 972 33 0232 2
Páginas: 143
Editora: Estampa
Preço: 7 Euros
Recomendado para maiores de 15 anos (grau de dificuldade)




Nenhum comentário:

Postar um comentário