terça-feira, 19 de março de 2013

Livro da Semana - O Paciente Inglês

Livro da Semana - O Paciente Inglês ou segundo o livro disponível na Vilateca, O Doente Inglês.



Sobre o Autor:
Philip Michael Ondaatje (Colombo, Sri Lanka, 12 de setembro de 1943) é um escritor canadense (naturalizado em 1962) de uma família de origens neerlandesas, tamil, cingalesas e portuguesas, que em 1954 passou a residir em Inglaterra. É autor de O Paciente Inglês, que deu origem ao filme The English Patient. Também é autor dos livros "Bandeiras Pálidas" e "Buddy Bolden Blues".

Emigrou para Montréal aos 19 anos, frequentou a Universidade de Toronto e a Universidade de Queen. O seu fascínio pelo oeste norte-americano influenciou um dos seus mais conhecidos trabalhos, As obras completas de Billy the Kid (1970). Depois do reconhecimento internacional de O Paciente Inglês esta obra foi seguida por Anil's Ghost (2000). Para além da prosa, Ondaatje cultiva a poesia,  e prosa musical, na qual elabora uma mistura de mitos, história, jazz, memórias e outras influências.

Sinopse:
Ler, neste livro é desbravar diferentes mundos. Estejam preparados para alguns solavancos literários.
"Não será correcto apontar um local, uma data ou um narrador para esta história, já que estes permutam subtilmente entre si. Contudo, o presente da narrativa, que une personagens e histórias, passa-se no final da Segunda Guerra Mundial, num mosteiro em ruínas na Toscana, Itália. Aí, uma jovem enfermeira, Hana, cuida de um enigmático homem, queimado e sem nome, contador de inúmeras façanhas e episódios. A eles juntam-se um homem de mãos ligadas, Caravaggio, e um sapador sikh, Kip. Quatro vidas unidas por uma guerra que não lhes pertence, que os encurralou e que os fez abandonar a guerra que cada um trava no seu íntimo, contra o passado ou contra o futuro, sempre contra si mesmos.

A convivência leva estas quatro personagens a partilharem memórias e segredos, reconstruindo as suas identidades há muito perdidas e, em última análise, a julgarem-se, gerando amor, ciúme e ódio. Desse modo, conseguem reflectir sobre quem são e o que fazem, quais as suas motivações e os seus medos. Em suma, encontram-se.
Trata-se de uma história ora trágica, ora comovente. O contraste entre o passado e o presente das personagens, associado à indefinição que é o futuro, fomenta a reflexão sobre a própria vida. Esse contraste é possível graças aos diversos fragmentos que compõem esta obra e às histórias secundárias que a complementam. Talvez por isso, esta não seja uma leitura simples. Não existe coesão externa e é muito fácil perdermo-nos no emaranhado de acontecimentos e episódios.

O narrador é uma figura inconstante, sendo quer mero observador, quer personagem principal, narrando na terceira ou na primeira pessoa. Por mais do que uma vez, ele pergunta-se (ou pergunta-nos) quem falava nos últimos parágrafos, de quem era a memória ou a confissão da página anterior." 

Título: O Doente Inglês
Texto: Michael Ondaatje
Tamanho:
ISBN:
Páginas:
Editora: Mil Folhas – Público
Preço: 4.50 euros
Recomendado para maiores de 15 anos (grau de dificuldade)






Nenhum comentário:

Postar um comentário