sexta-feira, 8 de março de 2013

Livro da Semana - O Presidente de Nenhum Protuguês

Livro da Semana - O Presidente de Nenhum Português


Tarde mas feito; apresentamos o livro da semana. 

Sinopse:

António Borges de Carvalho considera-se homem não de esquerda, e de direita também não; é simplesmente democrata, crente no primado do Direito e da Liberdade, até às últimas consequências, onde poucos são os que chegam, retidos por diferentes parâmetros ideológicos ou outros. António Borges de Carvalho ousa perguntar-se e responder-se a questões que, se formos sinceros, também nos causam perplexidade. Por isso logo a seguir as omitimos, classificando-as de irrelevantes; ou então por não as sabermos devidamente formular e desenvolver, falhos de prática e cultura políticas. Um exemplo de perplexidade, que o autor denuncia: os opostos tratamentos dados a Pinochet e a Fidel Castro, os quais, segundo o autor, são ambos merecedores de idêntica ignomínia. Outro exemplo, o da polémica levantada sobre a incineração, ou não, do lixo.

São oito as diatribes, uma das quais é a refutação de que a democracia seja de esquerda (como se fez crer após o 25 de Abril), não sendo, aliás, e também, de direita. Temos ainda algumas interessantíssimas redefinições de conceitos, «gíria» (entre aspas) agora de muito uso político: «solidariedade», «pureza», «transparência», «homem novo», «democracia de rosto humano», etc., etc., sem esquecer a desmitificação de «democracia participativa», que pode desresponsabilizar os poderes mandatados e permitir-lhes desculpas por entraves ou adiamentos de decisões, contrariamente ao que acontece com «democracia representativa». A Constituição também não fica imune a críticas.

António Borges de Carvalho é paladino de ideias muito suas (passe o pleonasmo), algumas delas indefensáveis à 1.ª vista (como no caso da sua posição antiecologistas, alvos de uma diatribe), indefensáveis à 1.ª vista (repito), que, todavia, não o são, visto o autor inteligentemente fundamentar o seu ponto de vista. O qual, aliás, coloca o leitor numa outra situação de perplexidade, ponderando em que talvez haja um outro lado da questão.

Mas acaba, o leitor, afinal, por negligenciar o considerando oposto, já que se deixa enlevar pela exposição dos pontos de vista de António Borges de Carvalho, pela sua inteligência e capacidade de réplica, pela linguagem a um tempo fluídica e densa, tributária do glossário político, mas devidamente explícita para bom entendimento de todos e bem merecedora de ser lida por muitos, mesmo se para discordar ou por puro treino dialéctico.

E muito mais, mesmo muito, haveria para dizer desta obra. Fiquemos por aqui.

Título: O Presidente de Nenhum Português
Texto: António Borges de Carvalho
Editora: Europa-América
Preço: 5.0 euros
Recomendado para maiores de 12 anos (grau de dificuldade)


Nenhum comentário:

Postar um comentário