sábado, 31 de março de 2012

Artesanato na Vilateca

Artesanato na Vilateca

Uma das temáticas ainda não muito divulgadas é o artesanato, hoje realizamos uma pequena mostra de quase tudo o que temos na loja. E deixamos o apelo a quem se dedicar a estas artes para contatar a Vilateca e colocar algumas peças na loja.

Pregandeiras entre 3,5 e 4,5

Porta-chaves 5

Porta chaves 3,5

 Estatueta em Barro 10

Máscara de madeira 50 
Máscara de latão 30
Anéis 3,5

segunda-feira, 26 de março de 2012

LIVRO DA SEMANA Duendouro - Era uma vez um rio



LIVRO DA SEMANA
DUENDOURO
Era uma vez um rio.
Marília Miranda, Manuela Bacelar

Duendouro é um duende do Douro que habita o mundo mágico, assim como Dourato (o vilão) e o Gigante das Pernas (adjuvante), personagens desta peça onde se conta a estória do percurso do Douro, da nascente até à foz, e de como este rio, tal como a criança, se questiona sobre a sua identidade e sobre as coisas e os seres que a rodeiam. Nesta peça, perpassada pela temática da preservação ambiental, também se relata como é que o nosso herói Duendouro consegue salvar a sua terra das mãos criminosas de Dourato, com a ajuda da Ferreirinha e do Gigante das Pernas.

74 pp., 2007, Colecção Tretas e Letras, ISBN: 978-972-36-0918-9
PVP 12.10 (não se encontra nas grandes superfícies) 

Este é o Livro que aconselhamos para comemorar o Dia Mundial do Teatro, 27 de Março.
A peça é composta em III Atos, e será uma boa escolha para os mais novos contatem com as artes de palco, na escola, ou em casa, porque não organizar uma peça de teatro em casa, para representar o que só se sonha.

"- Nascente Ah! Aqui, sim! É por aqui que ele deve passar! Esta natureza rebelde precisa de água, tão doce como a Pimpinela e tão resfescante como a Malvela. Sim, esta terra é o sítio ideal para que cresça, plantas que alimentem e curem. E também a vinha, claro! Daqui sairão muitas uvas e vinho que será aprecidado em todo o mundo! Duri! Duri! Corre!"

Duri, é o nome pelo qual o Romanos chamam o nosso Douro.

Serviço de Exposições Vilateca - Cartaz


SERVIÇO DE EXPOSIÇÕES VILATECA

Procuramos artistas plásticos, amadores ou "profissionais", ilustradores, fotógrafos, serigrafos, gravadores, artistas multimédia; para realizar exposições low cost, ou outras manifestações culturais... como happening.
Procuramos pessoas dispostas a trabalhar em parceira, para realizar workshop ou micro cursos.
Se observarem este cartaz; é da Vilateca, que vos procura, não sejam piegas!

sábado, 24 de março de 2012

CO-WORKING NA VILATECA

 CO-WORKING na Vilateca
Estamos numa de experimentação, de tentativa e erro, outros poderão dizer não, numa época de crise a aventura, estão muito seguros das suas próprias.

Como a união faz a força, acreditamos que este espaço pode ser de mais uma ou duas pessoas.
O Co-Working é uma ideia muito simples, permitir que no mesmo espaço funcionam ideias e trabalhos diferentes, suportar os custos de uma economia cada vez mais debilitada e agressiva, para que ao final do dia tenhamos um sorriso na cara. Procuramos alguém na área dos serviços, artística ou de pequena produção para partilhar o nosso espaço. Temos cerca de 115m2 disponíveis.

A regra básica do Co-Working é confiança, solidariedade, trabalho em equipa e transversalidade.
A Vilateca lança mais uma semente que faça de Vila Real uma cidade amiga para quem queira trabalhar. Vamos divulgar esta ideia, mas não sabemos se a cidade a vai aceitar!?

quarta-feira, 21 de março de 2012

Uma Oportunidade ou Nada

Serviço de Exposições da Vilateca Livraria Galeria e Artesanato

Galeria de Arte Vilateca

Informamos os interessados em realizar exposições que o podem realizar através de duas modalidades.
Em relação à vernissage, ou vulgarmente chamada inauguração, decidimos incluir nos pacotes a modalidade.
 
Base 1_ 2 semanas
Preço_ 65 euros + IVA (79.95)
Pacote_ Montagem e desmontagem, folha de sala, e cartaz, divulgação nos média e na internet, mailling list e inauguração.

Base 2_ 4 semanas
Preço_ 85 euros + IVA (104.55)


Ficha Técnica da Sala, será disponibilizada a todos os interessados, por agora observem as fotos, de uma sala com 10x5 m2


Aceitamos marcações para Maio, Junho e Julho.
Os trabalhos expostos são da Vilateca.



segunda-feira, 19 de março de 2012

Nova Montra e Novos Livros

Nova Montra e Novos Livros
 
Apresentamos a nossa nova montra, que vai ocupar os escaparates dos outro lado do aquário da Vilateca (mas afinal quem está do lado do aquário?), quanto aos livros representados, temos um pouco de tudo, mas o melhor é escolher, no entanto podem encontram algumas pechinchas por menos de 8 euros, coisas que nem nos hipermercados existe... Iremos em breve disponibilizar através de uma etiqueta um serviço para encomendar livros infantis.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Programa de Atividades Abril Maio e Junho

Caros Amigos e Seguidores,

A Vilateca anuncia que no próximo mês de Abril começa a primeira temporada do programa de atividades, que se prolongará até Junho. Temos para as crianças e jovens um programa de atividades pontuais umas gratuitas e experimentais, quanto às restantes  são para pagantes, contudo os preços são acessíveis.
Quanto às restantes atividades, entre exposições e lançamento de livros infanto-juvenis, ou outros, comunicaremos as nossas novidades quando chegar a hora.
Por agora temos a seguintes programação:

Hora do Conto (a partir de 7 de Abril)
Sexta-feria 15.30-16.00
Sábado 11.30-12.00 e 15.30-16.00
Local Vilateca, Rua da Misericórdia nº38
Entrada Gratuita

Oficina PAUlina (2-5 Abril)
Com uma colher de pau velha, cacos trapos e farrapos vem construir o teu fantoche...
o que é que vai acontecer depois?
Terça-Quarta-Quinta 15.00-18.00
Local Vilateca, Rua da Misericórdia nº38
Inscrições gratuitas

Abril Maio Junho
Microcursos
Oficina de Expressão Dramática para Adultos 9H
28 de Abril 17.00-19.00
5 de Maio 10.00-13.00
12 de Maio 10.00-13.00
10 inscrições 10 euros

Oficina Infanto-Juvenil RIMAS 3H
5 de Maio 17.00-19.00
10 inscrições 7 euros

Oficina Infanto-Juvenil  Contos-Tradicionais 3H
2 de Junho  17.00 19.00
10 inscrições 10 euros

Oficina para Adultos de Escrita Criativa 3H
9 de Junho 17.00-19.00
10 inscrições 10 euros

INSCRIÇÕES
Vilateca Livraria Galeria e Artesanato
Tel 967686481
e-mail infovilateca@gmail.com
blogue infovilateca.blogspot.com
 





 

 


 
 


 



 

 

terça-feira, 13 de março de 2012

Serviço de Exposições da Vilateca Livraria Galeria e Artesanato


UMA OPORTUNIDADE OU NADA
Serviço de Exposições da Vilateca Livraria Galeria e Artesanato
GALERIA DE ARTE VILATECA

A Vilateca Livraria Galeria e Artesanato tem à disposição de todos aqueles que se dedicam às artes, uma galeria para mostrar o vosso modo de ser, estar e ver. Queremos ter os vossos trabalhos na nossa galeria. Temos como principal objetivo promover o desenvolvimento das artes plásticas em Trás-os-Montes, em complemento à oferta que existe, porém dispersa, descontínua e com contradições; queremos multiplicar a criatividade e ingerência na vida das pessoas por uma arte viva, onde todos podem ser artistas, e realizar a sua arte de viver e ter a sua cota parte de influência social e artística na sociedade. Porque uma cidade e um povo sem artistas é como uma sociedade com fronteiras.

Procuramos manter ligações entre as várias disciplinas artísticas, e multiplicar os seus efeitos secundários. No âmbito social da Galeria de Arte Vilateca, para além dos objetivos culturais, as exposições realizadas têm como objetivo comercial, a realização de exposições a preços sociais, visando a promoção de arte a preços low cost, fora das tradicionais galerias de arte comerciais, centros culturais e salas de exposição. Queremos ser um espaço de convergência de diferentes tipos de arte, desde a arte “marginal” até á arte contemporânea.

Para artistas profissionais ou amadores, individualmente ou colectivamente, a Galeria de Arte Vilateca apresenta-se ao seu dispor para tornar a sua carreira artistica conhecida e procurada.

Entre em contato connosco para conhecer as nossas condições de exposição através do e-mail infovilateca@gmail.com

A Vilateca 

segunda-feira, 12 de março de 2012

Livro da Semana - Um Livro para todos os dias

Apresentamos a prosposta desta semana, depois de "Uma luz de papel", mais um livro luminoso, ora mais soturno - ora bem... uma palavra que não aparece todos os dias. 

A proposta desta semana "Um Livro Para Todos os Dias", foi escrito por Isabel Minhós Martins  e tem ilustrações de Bernardo Carvalho. Venham descobrir esta proposta " e melhores dias hão de vir".

Cada manhã traz-nos sempre um dia por estrear, um dia por abrir, um dia por desembrulhar… Mais tarde, quando fazemos o balanço dos dias, encontramos dias para todos os gostos, desde aqueles verdadeiramente memoráveis, aos que passam por nós quase sem darmos por eles.

Um livro pelo qual desfilam muitos dias e momentos, capazes de nos transportar através da memória dos nossos próprios dias. 

Um livro para crianças crescidas e também para adultos que gostam de livros ilustrados.
56 páginas

sábado, 10 de março de 2012

Micro Cursos e Hora do Conto



Caros Amigos, estamos numa fase laboratorial muito envolvidos numa questão maior, e para a semana iremos apresentar novidades. Para além da inauguração oficial; a Vilateca em estreita parceria com a FADA Formação Aplicada ao Drama e às Artes, irão apresentar um pacote de cursos experimentais que vão decorrer no mês de Abril. Fiquem atentos ao lançamento destas novidades pois as inscrições têm um número mágico participantes. Também a Hora do Conto vai começar a esboçar-se na Vilateca, em princípio teremos duas oportunidades para assistirem à Hora do Conto, às Quintas-Feiras ou Sexta-Feiras por marcação durante a tarde e em horário fixo ao Sábado. Oupa Lá!

quarta-feira, 7 de março de 2012

INAUGURAÇÃO OFICIAL DA VILATECA LIVRARIA GALERIA E ARTESANATO

 INAUGURAÇÃO OFICIAL DA VILATECA

A Vilateca Livraria Galeria e Artesanato, vem por este meio convidar todos aqueles que colaboraram na concretização da candidatura ao Microinvest, aos amigos, aos parceiros e todos aqueles que têm tomado conhecimento da nossa aventura  para comparecerem na inauguração oficial do nosso espaço multiusos cultural, no dia 16 de Março de 2012, na Rua da Misericórdia nº38, em Vila Real. Claro que estamos de portas abertas para quem sinta o apelo da literatura em geral, pelas artes e pelo artesanato. Todos vamos compor este espaço

A Vilateca, é uma livraria infanto- juvenil, galeria de arte e artesanato tradicional e urbano, localizada na Rua da Misericórdia nº38 no Centro Histórico de Vila Real. A inauguração terá lugar às 18.30 e terminará às 20.00 horas

Para além da inauguração, apresenteremos o nosso objectivo social enquanto empresa, os projetos e objetivos. Um pequeno à parte, os melhor das crises é que podemos colocar em cima da mesa todas as ideias.

Aproveita para visitar Vila Real, aproveita para sair de casa, aproveita o teu tempo e da tua família no nosso espaço antes de jantar, aproveita também para te distraires...

Fico à Tua Espera!

A Vilateca

Campanha Dia do Pai 19 de Março

Pê de Pai, é a proposta da Vilateca para comemorar o Dia do Pai. O livro, editado pela Planeta Tangerina,  será uma boa oportunidade para que pai e filho ou filha, folhearem em conjunto esta obra, ou realizem uma atividade tendo como base o livro. 
Segundo a escritora Isabel Minhós Martins - "  Um pai é mesmo uma pessoa muito especial. Capaz de se dobrar, desdobrar, encolher e esticar… um pai transforma-se, num passe de mágica, nos objetos mais incríveis. Ou será que nunca repararam nos pais transformados que andam por aí?" A acompanhar este ritmo de pai faz tudo, os desenhos de Bernardo Carvalho. 

Uma oportunidade disponível na Vilateca, Rua da Misericórdia, nº38, Vila Real, até ao dia 19 de Março por 11.90 euros.No site da Planeta Tangerina podem encontram um pouco da essência deste livro, e dos restantes livros desta editora.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Uma Luz de Papel - O livro da semana

UMA LUZ DE PAPEL

A proposta desta semana da Vilateca é um pequeno livro de poemas e prosa poética escrito a várias mãos. Com "Uma Luz de Papel", os leitores vão conseguir trazer para dentro de si, aquilo que os livros captam, que é quase tudo. Uma proposta para jovens ou mais velhos.
Em baixo deixo a ficha técnica e posteriormente um poema de Manuel António Pina.

Disponível na Vilateca por 6 euros. É um objeto confessional e de coleção.

Ficha Técnica

UMA LUZ DE PAPEL
VÁRIOS AUTORES
TEXTO RENATO ROQUE FOTOGRAFIA ANTÓNIO BARRETO APRESENTAÇÃO
COLECÇÃO CURTO CIRCUITO DEP. LEGAL 268775/07 15x15CM, CAPA MOLE, 4C 32 PÁGINAS PREÇO 6.60 EUROS


APRESENTAÇÃO DO LIVRO POR ANTÓNIO BARRETO:

Apesar de ter nascido no Porto, conhecia mal a minha cidade quando, em 1974, regressei a Portugal. Na verdade, tinha vivido até então em Vila Real e na Régua, depois em Coimbra, logo a seguir em Genebra, na Suíça. Ao voltar a Portugal, instalei-me em Lisboa. O meu interesse era, naquela altura, marcadamente político, por isso só a capital me interessava. Ao tentar refazer a minha vida em Portugal, um dos primeiros problemas era o da biblioteca. Mau grado ter acompanhado o movimento editorial português durante o exílio (assinava uns boletins mensais da Livraria Portugal...), muito me tinha escapado. E também me faziam falta os clássicos portugueses que, nas mudanças, haviam desaparecido. Por isso me dirigi a um ou dois alfarrabistas, a fim de me ajudarem à reconstrução. Um deles foi o Nuno. O meu pai, que vivia em Vila Nova de Gaia, aconselhou-me a Livraria Académica, que tinha pertencido, em tempos, a um conhecido dele. Agora, disse-me, está lá um rapaz novo, muito simpático e muito competente. Segui à letra o sábio conselho. Conheci então o Senhor Nuno Canavês, que uns anos depois se transformou no Nuno da Académica, para ser agora, simplesmente, o Nuno. Um amigo. Um conselheiro. Quando vou ao Porto, quase nunca falho uma visita.(...)

"É então isto um livro,
este, como dizer? murmúrio,
este rosto virado para dentro de
alguma coisa escura que ainda não existe
que, se uma mão subitamente
inocente a toca,
se abre desemparadamente
como uma boca
que fala com a nossa voz?
É então a isto que chamam "livro",
a este coração (o nosso coração)
dizendo "eu"  entre nós e nós?

Manuel António Pina